Pelos Trilhos de Portugal-Uma viagem aos Primórdios da Nacionalidade, Castro Verde

Pelos Trilhos de Portugal-Uma viagem aos Primórdios da Nacionalidade, Castro Verde

Com um pouco mais de dez quilómetros de extensão, o percurso “Uma viagem aos Primórdios da Nacionalidade” desdobra-se por caminhos rurais do concelho de Castro Verde, no distrito de Beja.

Com início marcado na povoação de Namorados, este itinerário permite conhecer alguns pontos de interesse desta região alentejana.

Nas margens da Ribeira de Cobres, um importante habitat natural deste percurso, podem ser contempladas espécies como a rã-verde, a salamandra-de-costelas-salientes, o cágado-de-carapaça-lisa, o cágado-de-carapaça-estriada e a cobra-de-água-viperina. A lontra e o rato-de-água também habitam nesta área, no entanto não aparecem com tanta facilidade.

No Miradouro de São Pedro das Cabeças encontra-se um monumento que assinala a Batalha de Ourique, que aconteceu neste local em 1139. Este ponto está dotado com a Ermida de São João das Cabeças, mandada construir por S. Sebastião em honra de D. Afonso Henriques.

Este percurso está inserido na Zona de Protecção Especial de Castro Verde, dando a conhecer aos seus habitantes o importante património natural e histórico-cultural da região. Esta caracteriza-se pelo seu habitat natural, protegendo aves como a abetarda, o peneireiro-das-torres, o sisão, o cortiçol-de-barriga-negra, o grou, o tartaranhão-caçador, entre outras espécies.