Pelos Trilhos de Portugal-Vale do Leça, Santo Tirso

Pelos Trilhos de Portugal-Vale do Leça, Santo Tirso

Santo Tirso é um concelho do distrito do Porto que possui um vasto património cultural, histórico e natural, que pode ser conhecido através da realização dos vários percursos pedestres que rodeiam a região.

O trilho do Vale do Leça é um dos percursos pertencentes a este Município. Este circuito possui dois trajectos, dando a oportunidade aos seus visitantes de escolher o que mais lhe convém. O primeiro trajecto é linear e possui cerca de 20 quilómetros, já o segundo é circular e conta apenas com 12 quilómetros.

O percurso circular envolve as freguesias de Guimarei, Lamelas e Água Longa. Este tem início no Campo de Futebol de Guimarei e termina na Igreja de Guimarei.

Desta forma, dá aos pedestres a oportunidade de conhecer o Chão dos Porcos, um tanque público que se encontra rodeado de sobreiros, carvalhos e castanheiros. A partir deste ponto, os visitantes podem parar para ver o Monte de Nossa Senhora da Assunção.

Para além disso passa pelo Outeiro Alto, um local onde pode ser contemplado o vale do rio Leça, pelas ruínas da Quinta da Peneda, pela Quinta do Pisão, pelo Sobradelo, o local onde os pedestres escolher se querem realizar o percurso linear ou circular, e pela Felgueira.

A realização deste percurso está aconselhada para as épocas de Outono, Inverno e Primavera.