Pelos Trilhos de Portugal-Vereda do Burro, Funchal, Madeira

Pelos Trilhos de Portugal-Vereda do Burro, Funchal, Madeira

Conhecida pelas suas paisagens paradisíacas e pela sua biodiversidade, a Ilha da Madeira está dotada de uma rede de percursos pedestres que desenham as suas localidades. Para além de dar a conhecer vários pontos emblemáticos da região, estas permitem o contacto directo com a natureza.

Com aproximadamente sete quilómetros de distância, o percurso Vereda do Burro, no Funchal, liga o Pico do Areeiro ao Parque Ecológico, mostrando aos seus visitantes várias espécies típicas da fauna e flora madeirense.

Este trajecto permite que os pedestres conheçam o Poço da Neve, classificado como património regional. Esta estrutura data o ano de 1813 e servia de reservatório para a neve e granizo que, posteriormente, era utilizado pelos hospitais, hotéis e no fabrico de sorvetes até meados do século XX.

A Ribeira das Cales é outro ponto importante deste percurso, já que nas suas margens podem ser encontradas algumas espécies arbóreas como as sorveiras, a uveira-da-serra, a urze, o perado e o loureiro. Aqui podem ainda ser observadas várias espécies de aves, no entanto, as mais comuns são o corre-caminhos e o bis-bis.

A Vereda do Burro atravessa ainda o Parque Ecológico do Funchal, local que promove a conservação e a educação ambiental.

Este percurso oferece ainda vários pontos, que dão acesso a vistas panorâmicas sobre o vale da Ribeira do Cidrão e sobre o maciço montanhoso no lado ocidental da ilha.