Prado do Repouso e Agramonte incluídos na Rota Europeia dos Cemitérios

Prado do Repouso e Agramonte incluídos na Rota Europeia dos Cemitérios
Prado do Repouso, fotografia gentilmente cedida por Dark Tourism World

Na cidade do Porto, os sepulcrários de Agramonte e do Prado do Repouso foram incluídos na Rota Europeia dos Cemitérios. Em Portugal há cemitérios riquíssimos sob o ponto de vista histórico- arquitectónico. A Associação dos Cemitérios Monumentais da Europa considera que os cemitérios portugueses são autênticos museus de arte romântica.

O Cemitério do Prado do Repouso, inaugurado em 1839, foi primeiro cemitério público do Porto. Possui uma arte muito própria onde predomina o neo-gótico. Os jazigos por lá edificados são impressionantes, destaca-se a utilização do granito e a monumentalidade. O Prado do Repouso atrai ainda a atenção pelos mausoléus de diversas personalidades.

Prado do Repouso, fotografia gentilmente cedida por Dark Tourism World

Inaugurado em 1855, o Cemitério de Agramonte foi alvo de uma reorganização na década de 70 do mesmo século. O espaço assumiu então uma grande importância e é nesta altura que começam a surgir em Agramonte os jazigos repletos de arte que actualmente encontramos. Possui mausoléus com esculturas da autoria de Soares dos Reis, António Teixeira Lopes e Alves Pinto. Tal como o Prado do Repouso, este sepulcrário é a última morada de diversas personalidades portuenses, inúmeras delas ligadas às artes.

Agramonte, fotografia gentilmente cedida por Dark Tourism World