Pelos Trilhos de Portugal-Quedas de Água das Paredes, Mortágua

Pelos Trilhos de Portugal-Quedas de Água das Paredes, Mortágua
Fotografia por José António Duarte Moura

Quedas de Água das Paredes, com cerca de sete quilómetros de extensão, localizado em Mortágua, é um trilho que nos brinda com pequenos lagos e quedas de água ao longo do seu percurso. O circuito acompanha o leito da Ribeira das Paredes.

Este trilho é um percurso linear ao longo de 7,1 quilómetros de extensão, tem início junto à ponte das Laceiras e termina junto às Quedas de Água da aldeia das Paredes. O trajecto encontra-se devidamente marcado e sinalizado. Existem ainda placas informativas com uma breve descrição do trilho, assim como,  da flora e fauna que podemos encontrar pelo caminho.

Quedas de Água das Paredes privilegia o contacto com a natureza, a água acompanha-nos ao longo da caminhada e este trilho oferece uma imensa sensação de bem estar. Um dos destaques é a envolvência da abundante vegetação autóctone.  Salgueiros,  amieiros,  castanheiros,  medronheiros e  loureiros são algumas das espécies presentes.

As águas límpidas da Ribeira das Paredes são também férteis em fauna piscícola, a presença de barbos, trutas e bogas é uma constante. As inúmeras piscinas naturais e pequenas quedas de água que encontramos pelo trilho são belíssimas.

A Ribeira das Paredes outrora foi também conhecida por Ribeira dos Moinhos, como testemunham as várias ruínas de antigos moinhos de rodízio existentes ao longo do seu leito.

O trilho de Quedas de Água de Paredes é um percurso fantástico que pode também ser realizado em duas etapas se assim o entendermos, a primeira até à aldeia das Paredes e a segunda da aldeia até às Quedas de Água.