Reserva Natural da Serra da Malcata - Penamacor

Reserva Natural da Serra da Malcata - Penamacor
Fotografia: Câmara Municipal de Penamacor

A Reserva Natural da Serra da Malcata é uma ode à natureza, um território de beleza ímpar marcado pela passagem do rio Côa, um dos cursos de água menos poluídos em todo o território nacional, que prima pela sua pureza, e serve inúmeras espécies de animais.

Esta zona é uma área protegida, com enfase para a classificação de Zona de Protecção Especial (ZPE) para Aves do Vale do Côa. Cerca de 130 espécies de aves foram catalogadas no Vale do Côa, o que tornou esta região num local de excelência para a observação de aves. De realçar a presença de espécies rapinas como a águia de Bonelli (Aquila fasciata), a águia-real (Aquila chrysaetos), o britango (Neophron percnopterus) e o abutre-negro (Aegypius monachus). A Malcata tem também sido alvo de um plano de conservação com vista a aumentar a população do lince-ibérico, através da criação das condições ideias de habitat para este felino protegido.

No campo da flora, a Reserva Natural da Serra da Malcata é predominantemente constituída por matos de azinheira, medronheiro e carvalho-negral. Possui ainda grandes manchas de urze que dão origem ao seu famoso mel. Existem visitas guiadas pela reserva que permitem aos visitantes conhecer de perto este deslumbrante território, aconselhamos a que respeite ao máximo este local para que continue a ser um dos mais cuidados de Portugal.