Reserva Natural do Estuário do Tejo - Alcochete
A norte do concelho de Alcochete situa-se a área classificada como Reserva Natural do Estuário do Tejo, é mais extensa das zonas húmidas existentes no país e serve de abrigo a um enorme número de espécies de aves aquáticas, no auge das épocas de passagem das migrações o estuário acolhe largos milhares de exemplares. Flamingos e Alfaiates destacam-se entre as espécies presentes neste oásis natural situado mesmo às portas de Lisboa.
O Estuário do Tejo foi uma das primeiras zonas húmidas nacionais a pertencer aos Sítios Ramsar, foram distinguidas em 1981. Convenção de Ramsar foi criada com o objectivo de promover a conservação e o uso sustentável das zonas húmidas.
As zonas húmidas apresentam grande biodiversidade e são habitat de uma enorme variedade de espécies vegetais e animais. Infelizmente, a biodiversidade está a diminuir a nível mundial e as zonas húmidas estão a desaparecer três vezes mais rápido do que as florestas. É de extrema importância a conservação destes lugares riquíssimos do ponto de vista ambiental e urge promover a consciencialização acerca desta temática.