Pelos Trilhos de Portugal- Rota dos Caleiros, Tondela
A Rota dos Caleiros tem lugar no Caramulo, uma das mais belas serras de Portugal, é um percurso que se destaca pelo contacto com a natureza e pelas paisagens arrebatadoras que a serra proporciona.
O trilho possui uma orientação circular com partida e chegada no Caramulinho, o ponto mais alto da serra do Caramulo, que se eleva a 1070 metros de altitude. O percurso com 8,2 quilómetros de extensão encontra-se devidamente sinalizado.
A caminhada começa em grande, as paisagens são de cortar a respiração, cortesia do Caramulinho e da sua imponente altitude. O olhar perde-se no horizonte e quase parece que podemos tocar no céu. Seguimos caminho pelas paisagens rochosas ao longo dos estradões, que noutros tempos eram atravessados por carros de bois, até chegarmos ao antigo trajecto dos caleiros. Estes aquedutos foram em tempos usados pela população para o abastecimento de água dos campos das aldeias remotas.
O caminho continua e os testemunhos do passado também, como demonstram dois antigos moinhos com os quais nos cruzamos, entretanto, encontramos uma bela capelinha cujo adro proporciona vistas deslumbrantes. Atravessada a pitoresca aldeia de Jueus, o trilho segue em direcção a Pedrogão, as paisagens rochosas continuam a dominar e uma imponente formação granítica destaca-se pela sua forma, o Penedo do Equilíbrio.
Seguimos novamente os caleiros até voltar ao Caramulinho e terminamos o percurso com os nossos pulmões cheios de ar puro e com a mente ainda a divagar pela imensidão das vistas.