Ruínas Romanas de São Cucufate - Vidigueira

Ruínas Romanas de São Cucufate - Vidigueira
Fotografia: João Martinho

O território da Vidigueira possui um imenso legado patrimonial, existem registos de ocupação humana nesta região desde a pré-história, assumindo-se as ruínas romanas de São Cucufate, uma “Villa” romana do século IV, como porta estandarte da dimensão histórica que este concelho conserva.

São Cucufate localiza-se perto de Vila de Frades e as ruínas encontram-se numa ligeira elevação em posição dominante na paisagem, acredita-se que a ocupação inicial deste local remonte à Idade de Ferro, no entanto, este património teve origem na época romana. Por aqui testemunhamos a presença de umas termas, um jardim e um templo, outrora pertencentes a uma importante casa agrícola. Ao longo dos tempos este património foi alvo de modificações em função dos povos que por lá habitaram, durante o período muçulmano (séc. X ou XI) o espaço albergou uma comunidade de frades, da qual São Cucufate era padroeiro e que ali viveu possivelmente até à segunda metade do século XII.

Estas ruinas encontram-se num excelente estado de conservação, diz-se que ainda existem muitos segredos por desvendar neste local, este autêntico museu a céu aberto está classificado como Monumento Nacional.