Slide - Voar sem asas

Slide -  Voar sem asas
Fotografia: Pena Aventura

Slide ou tirolesa é um desporto radical que surgiu na região de Tirol, na Áustria e é muito utilizado como técnica militar, em que um ponto superior e inferior são unidos por um cabo de aço  pelo qual os militares descem com o auxílio de uma roldana e mosquetões, durante treinos militares.

“É como voar sem asas. É uma sensação incrível. Assim que se inicia a descida sentimos um friozinho na barriga, depois é só abrir os braços e aproveitar o momento, observar a paisagem à nossa volta. É espetacular. Pessoalmente gosto mais dos slides com maior distância e altitude. Quando chega ao fim sabe sempre a pouco e dá vontade de ir novamente”, contou-nos Simão, um apaixonado por desportos radicais. 

Slide trata-se de uma descida com rapidez considerável, na qual o praticante deve estar equipado com capacete e proteção ocular. É um desporto que envolve movimentos rápidos e é praticado normalmente em espaços amplos, usualmente praticada na descida de montanhas, prédios, árvores ou outro tipo de instalação desde que a segurança dos praticantes esteja assegurada.   

“A adrenalina que sinto é incomparável a outros desportos radicais que já pratiquei e que exigirão mais destreza física. Inclusive slide é algo que está na minha lista de atividades para as férias de verão.  É algo que só faço uma vez por ano, mas que vale muito a pena, e sem dúvida que convido a experimentarem”, confidenciou o praticante. 

É uma atividade radical que permite percorrer grandes distâncias sem colocar os pés no chão. Aos praticantes não se exige nada além de coragem, uma vez que slide é considerada a atividade que maiores doses de adrenalina proporciona.