Termas de Pedras Salgadas - Vila Pouca de Aguiar
O balneário termal situa-se no Parque Termal de Pedras Salgadas, um dos mais belos do interior do país. O parque teve origem na segunda metade do século XIX e possui uma fauna e flora característica, que se estende ao longo dos seus 20 hectares. No interior do espaço existem ainda cinco nascentes de água mineral natural: a Pedras Salgadas, a Preciosa, a Penedo, a Grande Alcalina e a D. Fernando.
A água proveniente das nascentes do parque tem propriedades terapêuticas singulares, que foram reconhecidas cientificamente. Não só a beleza do parque é motivo de destaque, mas também a arquitetura característica dos seus edifícios. Entre eles encontramos o balneário termal, recuperado pelo Arquiteto Álvaro Siza Vieira com o objetivo de manter o seu carisma e traços de outrora. Em 1902, as Termas de Pedras Salgadas eram assim descritas pelo Inspetor das Águas Minerais do Reino: Por todo o conjunto de belezas naturais, importância terapêutica e magnificiência de artifícios, deve ser considerada, de entre todas, a mais bela estância termal portuguesa".
É das fontes do parque que brota a premiada Água das Pedras, que por ali pode ser provada ao natural. Esta água gasocarbónica é indicada para o tratamento de patologias do aparelho digestivo. O balneário termal possui um conjunto variado de tratamentos terapêuticos e também existe um spa termal dotado de 14 salas dedicadas à saúde e bem-estar.
As Termas de Pedras Salgadas já registavam em finais do século XIX uma frequência de aquistas considerável, o rei D.Carlos era um dos utentes do espaço. Por todas as suas singularidades e envolvência natural, esta é uma das mais belas unidades termais de Portugal, o parque pode ser visitado durante todo o ano.