Termas de São Pedro do Sul - São Pedro do Sul
Em São Pedro do Sul, a água sempre teve uma importância enorme, tanto a água do leito do Vouga, como as águas termais da localidade. As Termas de São Pedro do Sul são as maiores do nosso país e das maiores e melhores da Europa, as ruínas do antigo balneário romano estão classificadas como Monumento Nacional desde 1938. Recentemente a zona envolvente foi alvo de uma grande requalificação e a paisagem absolutamente luxuriante que ostenta levou a que esta região ganhasse, entretanto, o cognome de “Sintra das Beiras”.
Por entre belos edifícios seculares e soberbos espaços verdes, junto ao leito do Vouga, temos ainda a oportunidade de conhecer as ruínas do complexo termal romano, entre elas destaca-se a Piscina de D. Afonso Henriques, assim baptizada pois o primeiro rei de Portugal terá tomado banho nestas águas. Este espólio é um dos complexos termais de origem romana mais importantes e bem conservados no país e tem sido utilizado de forma continua há mais de 2000 anos.
Vários foram os monarcas que visitaram esta estância termal, no distrito de Viseu, destacando-se a Rainha D. Amélia, que deu nome a um dos balneários. Actualmente este complexo termal é um dos mais visitados em Portugal. Atingindo uma temperatura de 68.7º C, as águas das termas são indicadas para doenças do foro respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas e metabólico-endócrinas, sendo recomendadas por vários médicos conceituados pela melhoria significativa que têm na vida dos utentes