Torre da Serra da Estrela, Seia

Torre da Serra da Estrela, Seia
Fotografia: José Arnaldo Ferreira

A serra eleva-se a uns impressionantes 1993 metros acima do nível do mar, sendo o ponto mais alto de Portugal continental, paisagens naturais de beleza extenuante abundam um pouco por todo o seu território e as vistas desde o seu topo são de cortar a respiração.  

O miradouro da torre oferece panorâmicas brutais sobre os vales aqui presentes, rasgados pelos cursos de água que serpenteiam por entre os enormes rochedos tão característicos deste território. Em dias claros os nossos olhos chegam a conseguir atingir o mar junto à Figueira da Foz, durante o Inverno as montanhas cobertas de neve oferecem também um cenário lindíssimo. O pôr do sol também assume uma beleza extraordinária neste local, sendo comum os visitantes acorrerem à torre durante a chamada hora dourada.

Uma subida ao complexo permite-nos também conhecer até o Centro de Interpretação da Torre do Estrela Geopark, um espaço criado para reconhecer e valorizar o imenso património natural e cultural aqui presente. Mais abaixo encontramos a Lagoa comprida, um dos ex-libris da região. Apesar da sua origem não ser totalmente natural, tem como base um antigo glaciar com mais de um quilometro de expansão e reclama para si muita importância paisagística na região.