Vamos fazer uma peça de teatro com marionetas de cartão?

Vamos fazer uma peça de teatro com marionetas de cartão?

Uma peça de teatro com marionetas de cartão oferece momentos de diversão fantásticos, entretém miúdos e graúdos e proporciona também momentos de aprendizagem em família. Meninos e meninas, jovens e adultos, todos podem construir a sua personagem, mais simples ou mais complexa, o limite é apenas o da imaginação.

Vamos às marionetas!

Para começar apenas precisamos de um pouco de cartão, qualquer caixa de sapatos velha ou algo do género serve, basta desenhar e depois recortar. Idealmente, os bonecos devem ter mais de 20 centímetros de altura e os membros largura suficiente para posteriormente se moverem. Nesta fase podemos ainda colorir as nossas personagens com as cores que quisermos.

Após os bonecos terem ganho forma, corta-se pelo centro os membros aos quais se quer dar movimento. De seguida sobrepomos a parte cortada sobre a restante e usamos um pionés para unir, neste momento já conseguimos mover com as nossas mãos as partes sobrepostas. Depois fazemos uns furos junto aos extremos, que servem para passar os fios que vão movimentar a marioneta.

Agora é tempo de colocar os fios, esta parte exige um pouco mais de perícia e os mais pequenos vão necessitar da ajuda de um adulto. Dois fios principais seguram a personagem, estes devem ser colocados em ambos os lados do tronco do boneco e possuir o mesmo comprimento, podemos usar uma tira de cartão para segurar o conjunto. Por fim, vamos colocar os fios nos membros que se vão movimentar, o comprimento pode variar conforme a amplitude de movimento que queremos.

Já conseguimos controlar as nossas personagens, com uma mão seguramos o boneco pelos fios do tronco e com a outra podemos puxar os fios que movem os membros escolhidos.

E por que não escrever a nossa própria peça de teatro?

A principal vantagem de escrever uma história original é que permite adaptar o texto à idade e, consequentemente, ao nível de aprendizagem das crianças em causa. Imaginar as personagens e a acção, assim como, escrever o texto dramático pode ser muito educativo e ajudar a consolidar vários conhecimentos adquiridos pelas crianças na escola. A adaptação de um conto ou uma qualquer outra história conhecida também pode ser uma opção a ter em conta.

Com as marionetas prontas e a peça escrita é tempo de encenar e desfrutar de bons momentos e várias gargalhadas em família. A melhor noticia de todas? Podemos usar as marionetas em diversas peças e assim garantir que a diversão não tem fim.

Material necessário:

- Cartão

- Pionés

-Linhas de costura ou um novelo de lã

-Tesoura

-Lápis de cor ou marcadores