Vila de Alfândega da Fé
Alfândega da Fé é uma bela vila transmontana que concilia harmoniosamente o seu património secular com manifestações de arte recentes. Sobejamente conhecida pela sua cereja, que é um dos ex-libris da região, e pelas amendoeiras em flor, esta bela localidade é sem dúvida muito mais que isso. Os árabes deram-lhe o nome de "alfândega" (estalagem), os cristãos reconquistaram-na e acrescentaram-lhe a palavra fé, vamos conhecê-la melhor.
A Primavera é uma boa época para visitar esta povoação, as temperaturas são mais amenas e as amendoeiras em flor à sua volta dão-lhe uma beleza bucólica. Um passeio pelo centro histórico dá-nos a conhecer belos monumentos seculares, entre eles sobressai a Torre do Relógio, com as suas paredes caiadas de branco a destacarem o relógio no seu cimo, é possível visitar o interior da torre, habitualmente, dedicado a exposições fotográficas.
A baixa da vila está repleta de arte urbana, existe um roteiro criado pelo município, as manifestações são soberbas e abrangem pintura e escultura. Junto ao agradável Parque Verde, encontramos uma das mais fantásticas representações de arte urbana da localidade, uma cabeça de um soldado romano construída num tamanho considerável. Alfândega da Fé é uma ponte entre o passado e o presente, lugar capaz de agradar a gerações distintas e deixar todos os que a visitam com um sorriso.