Castelo de Marvão
Quando o Rei D. Afonso Henriques e as suas forças conquistaram a povoação de Alcácer do Sal aos mouros, foi também tomado o Castelo de Marvão. Apesar de ser desconhecido o ano de construção, a sua fortificação é da responsabilidade de mãos muçulmanas. O que parece certo é que o primeiro Rei de Portugal terá lutado pela fortificação aos mouros, por volta de 1166, na sequência da campanha que iniciou com a conquista de Alcácer do Sal. A data, mais recente, que atesta a pertença portuguesa deste castelo é 1214.
Ao iniciar-se o reinado de D. Dinis, a vila de Marvão e o castelo viram-se envolvidos numa disputa de poderes entre o Rei e o Infante D. Afonso. No entanto, os territórios foram conquistados pelas forças do soberano no ano de 1299. Seguidamente, o monarca confirmou à vila a Carta de Foral e empreendeu no castelo obras de ampliação para o reforço da defesa e a construção da Torre de Menagem.
O Castelo de Marvão situa-se no pico mais alto da Serra de São Mamede, no Parque Natural. Este castelo domina a paisagem serrana a partir do seu ponto mais alto. Somos contemplados com uma extraordinária vista sobre a área que envolve a fortaleza. A sul da fortaleza estão à vista as ruínas da cidade romana de Ammaia. Velha e abandonada, do passado da conquista resta a memória da vitória e a beleza das muralhas.
Alguns vestígios e artefactos históricos do castelo estão datados dos períodos do Paleolítico e Neolítico e encontram-se expostos no museu municipal da cidade. O Castelo de Marvão encontra-se classificado como Monumento Nacional, desde 1922.