Wakeboard - Ondas e manobras

Wakeboard - Ondas e manobras
Fotografia: Bruno Figueiredo @velcrum

O wakeboard é um desporto relativamente recente, desenvolvido na Califórnia, E.U.A, e oficializado em 1997, e  está a ganhar cada vez mais adeptos entre os jovens actualmente. É um desporto que deriva do surf, e tem cativado imensos desportistas em todo o mundo. 

“Estar em cima da prancha é só fantástico, à medida que a velocidade aumenta a adrenalina aumenta também, é uma mistura estupenda de sensações. Sentir o vento, a água, fazer manobras que no surf não são possíveis, é uma experiência única.” contou-nos Ricardo, um apaixonado por wakeboard. 

Apesar de ser um desporto que deriva do surf, é utilizada uma prancha muito semelhante à de snowboard pois ambas têm botas conectadas para manter a estabilidade do praticante, que é puxada ao longo de um cabo suspenso, ou  preso a um barco em movimento.

“A primeira vez que experimentei foi numas férias com os meus primos. Fomos mais pela curiosidade e diversão. Como é óbvio não eramos nenhuns profissionais, mas para primeira vez acho que correu bastante bem, e o mais importante é que foi muito divertido”, disse-nos o praticante. 

É um desporto que pode ser praticado no mar, em zona de rio ou em grandes lagos, e surgiu principalmente como modalidade alternativa, praticada pelos surfistas em dias de poucas ondas. Wakeboard é um desporto que não exige muita coisa para poder ser praticado , uma vez que grande parte dos locais onde se pratica fornecem os utensílios necessários. No entanto, os atletas devem ter alguma destreza física e também agilidade, para que a prática deste desporto decorra de maneira segura.

“É um desporto  que não faço com muita frequência devido ao facto de não viver perto de zonas onde se possa praticar  wakeboard, mas sempre que posso lá vou eu. Sem dúvida que incentivo a experimentarem, nem que seja só uma vez, posso garantir que vão esquecer todos os problemas e aproveitar o momento”, confidenciou o praticante.