Apresentação Elite Cup Odivelas 2024
Elite Cup 2024 em Hóquei em Patins estreia 3.º árbitro nas equipas de arbitragem
A Elite Cup 2024 em hóquei em patins vai ser disputada em Odivelas de 11 a 13 de Outubro e a grande novidade reside na estreia de um terceiro elemento em campo nas equipas de arbitragem. A apresentação e sorteio da competição realizou-se esta quarta-feira no Pavilhão Multiusos de Odivelas, ficando definido o emparelhamento dos jogos das equipas masculinas e femininas.
Odivelas recebe, pela primeira vez, a Elite Cup de hóquei em patins. Abrindo oficialmente a época de competições nacionais nesta modalidade, a Elite Cup 2024 é palco privilegiado de sensações para a nova temporada, antecâmara do arranque do Campeonato Nacional, reunindo os oito primeiros classificados da última prova.
A 8.ª edição da Elite Cup masculina realiza-se entre 11 e 13 de Outubro e terá como quartel-general o Pavilhão Multiusos de Odivelas. A Elite Cup tem sido palco, ao longo dos anos, de embrião para novas tecnologias e a actual edição não foge à regra. Os jogos continuarão a ter Sistema de Revisão Vídeo (SRV) e este ano surge a introdução de uma novidade: as equipas de arbitragem terão um terceiro árbitro em campo.
FC Porto, SL Benfica, UD Oliveirense, Sporting CP, SC Tomar, OC Barcelos, AD Valongo e Riba d’Ave HC lutam pelo troféu que há um ano, em Tomar, foi conquistado pelos encarnados.
Na quarta-feira, dia 25 de Setembro, realizou-se a apresentação da prova, no auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas, e respectivo emparelhamento dos jogos.
Na cerimónia marcaram presença Hugo Martins, presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Luís Sénica, presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, Joaquim Sousa Ribeiro, presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem, e Sérgio Kritinas, diretor-executivo do jornal Record.
Em representação dos clubes estiveram Franklim Pais e Gonçalo Alves pelo FC Porto; Valter Neves, Ana Cristina Fernandes, Maria Vieira e Pol Manrubia pelo Benfica; Avelino Bastos e Bruno di Benedetto pela UD Oliveirense; Joaquin Pauls e Henrique Magalhães pelo Sporting; Manuel Vitorino e Pedro Martins pelo SC Tomar; António Gomes e Luís Querido pelo OC Barcelos; António Costa e Carlos Ramos pela AD Valongo; Ângelo Lopes pelo Riba D’Ave HC; Dinis Vicente e Leonor Coelho pelo HC Turquel; Edgar Pinho pela AD Sanjoanense e Jorge Guerreiro e Inês Cardoso pela Escola Livre de Azeméis.
O sorteio ditou o seguinte emparelhamento de jogos para a Elite Cup 2024:
Matchday 1 – Quartos-de-final - 11/10/2024
Jogo 1: FC Porto – OC Barcelos, às 11h00
Jogo 2: SL Benfica – Riba D’Ave HC, às 15h00
Jogo 3: UD Oliveirense – SC Tomar, às 18h00
Jogo 4: Sporting CP - Valongo, às 21h00
Matchday 2 – Meias-Finais - 12/10/2024
Meia-final 1: Vencedor jogo 1 – Vencedor jogo 3 às 17h30
Meia-final 2: Vencedor jogo 2 – Vencedor jogo 4 às 21h00
Matchday 3 – Final - 12/10/2024
Final: Vencedor meia-final 1 – Vencedor meia-final 2, às 18h00
O que disseram os protagonistas:
“É um dia feliz para mim e para Odivelas. O hóquei sempre foi a minha 2ª modalidade favorita. Temos realizado centenas de provas e competições neste pavilhão que, pode dizer-se, é hoje o palco central dos grandes eventos desportivos no nosso País. Faltava a cereja no topo do bolo, que é esta grande competição onde estão envolvidos os melhores clubes e jogadores do mundo em hóquei em patins e é, por isso, tê-la aqui em Odivelas. Queremos estar ao nível da expectativa criada em termos de organização."
Hugo Martins - Presidente CM Odivelas
“Muito feliz por estarmos num dos concelhos mais jovens do País e onde espero que muitos jovens pratiquem hóquei. Faço 50 anos ligado ao hóquei no próximo ano e não me lembro de uma divulgação e envolvência tão grande no hóquei a nível nacional como atualmente, por isso algo de bom estaremos a fazer. Mas continuamos a crescer e temos de perceber para onde queremos que vá o nosso hóquei. O Campeonato Nacional Português tem aqui as suas melhores referências e temos consciência que estamos a fazer bem, a trabalhar ao nível dos melhores do mundo. São muito os que amam o hóquei por esse mundo fora, há paixão pela modalidade e Portugal tem mostrado o seu melhor através desta modalidade. A FPP fez 100 anos e seguramente temos deixado um excelente legado ao mundo. Apesar da idade temos demonstrado que o hóquei está vivo. E a Elite Cup é a melhor forma para os clubes começarem a época. Quero por isso anunciar que além da manutenção do SRV, iremos ter nesta Elite Cup pela primeira vez três árbitros em campo.”
Luís Sénica – Presidente FPP
“Agradecer à autarquia de Odivelas pelo apoio à realização desta oitava edição da Elite Cup, numas magníficas instalações. Esperamos que esta edição continue o crescendo dos últimos anos e que seja a melhor de sempre. A Elite Cup é uma prova oficial e todas a querem ganhar, é a primeira grande prova da época. Este ano temos uma novidade com a introdução de mais um árbitro em pista e espero que seja um acréscimo de melhoria na sua qualidade. Quero agradecer a todos os presentes e em particular uma palavra de apreço para os administradores da SIGMA Stars, Paulo Jorge e Paulo Faria, que têm sido incansáveis para que esta prova seja um sucesso cada vez maior.”
Joaquim Sousa Ribeiro – presidente da ANACP
“O hóquei em patins é a coisa mais portuguesa que existe: a forma como nos divertimos, vibramos e até como nos chateamos, faz parte da nossa cultura. Diria que Portugal representa a NBA do hóquei em patins, porque estão entre nós os melhores clubes e os melhores jogadores do mundo, que atraem milhares de adeptos em todo o mundo. O hóquei em patins gera um interesse muito grande e é um orgulho para o Record estar de mão dada com os melhores do mundo. O nosso jornal não é apenas um megafone de notícias, somos também um parceiro privilegiado na organização e divulgação de grandes eventos em várias áreas. Gostamos de estar do lado certo da história e estar com a Elite Cup é estar no lado certo da história.”
Sérgio Kritinas – Diretor Executivo Record
“Aguardamos um grande espectáculo para o hóquei, com as oito melhores equipas da época anterior. Ter grandes jogos logo no início de época é muito bom, mesmo sabendo que este início de temporada é um pouco atípico devido à presença de vários jogadores no Mundial. Mas vamos estar prontos e dar tudo para chegar à final.”
Gonçalo Alves – jogador do FC Porto
“Esta época começa de forma um pouco atípica devido ao Mundial, só agora é que o plantel vai ficar completo, mas ambicionamos chegar à final. Estão presentes as melhores equipas do mundo e estamos contentes por competir a este nível logo no início da época.”
Pedro Martins – Jogador SC Tomar
“Temos uma equipa em que aconteceram algumas mudanças, um novo staff técnico e a pré-época tem sido atípica, uma vez que só hoje treinamos todos juntos pela primeira vez. Naturalmente que respeitamos todos os rivais, mas vamos tentar defender o troféu que conquistámos na época passada. Vamos à luta contentes por estar a jogar contra os melhores do mundo.”
Pol Manrubia – Jogador SL Benfica
“Tivemos mais saídas que entradas no nosso plantel. Mas o espírito mantém-se, entramos em todas as competições para vencer, vamos encarar o primeiro jogo como uma final e por aí a fora até chegar ao jogo decisivo.”
Luís Querido – Jogador OC Barcelos
“Ainda não começamos a época, mas a equipa é a mesma, a mentalidade é a mesma apesar de termos um treinador diferente. A ambição é chegar às finais e ganhar, queremos títulos, a nossa ambição chegar a um nível muito alto e conseguir aquilo que pretendemos.”
Bruno di Benedetto – Jogador da UD Oliveirense
“Toda a equipa permaneceu, temos dois reforços e a vantagem de ter a equipa completa desde o início, sem ausências na pré-época, a trabalhar bem para entrar na época na máxima força e começar a ganhar. É esse o nosso ADN.”
Carlos Ramos – Jogador da AD Valongo
“Estamos presentes sempre para ganhar. No ano passado fomos à final e não vencemos, queremos lá chegar outra vez e tentar ganhar. A Elite Cup já não é um torneio de pré-época, todos querem chegar à final e vencer.”
Henrique Magalhães – Jogador do Sporting CP
“Estamos aqui em estreia e o que dizemos ao plantel é para desfrutarem e tentar tirar alguns proveitos e ensinamentos para o resto da época. Estamos a trabalhar para entrar bem na temporada, pese embora sabendo que não temos as armas de outros clubes.”
Ângelo Lopes – Diretor-Desportivo Riba D’Ave HC
Desde 2022, o programa da Elite Cup contempla também a presença das quatro melhores formações do campeonato feminino. Este ano Benfica, HC Turquel, Sanjoanense e Escola Livre de Azeméis (por desistência do Académico da Feira) são as equipas presentes. A 3.ª edição da Elite Cup feminina joga-se a 12 e 13 de Outubro.
Eis o calendário da Elite Cup Feminina 2024
Matchday 1 – Meias-finais – 12/10/2024
Meia-final 1: SL Benfica – Escola Livre de Azeméis, às 12h00
Meia-final 2: HC Turquel – UD Sanjoanense, às 14h00
Matchday 2 – Final – 13/10/2024
Final: Vencedor meia-final 1 – Vencedor meia-final 2
O que disseram:
“É um orgulho estar nesta prova e obrigado à organização por se lembrarem de nós mulheres. Estamos empenhadas em ganhar e tudo faremos para sair vitoriosas e para estar na final.”
Maria Vieira – Jogadora do SL Benfica
“Agradecer o convite e elogiar a forma como esta prova está organizada. Estão aqui as melhores equipas e se estamos aqui no feminino é sinal que o nosso trabalho está a dar frutos. Encaramos o nosso trabalho com muita seriedade e esta prova será o teste daquilo que esperamos para a época, mas acima de tudo esperamos que as atletas disfrutem.”
Edgar Pinho – Director desportivo UD Sanjoanense
“É muito importante para nós estar nesta competição e por ter aqui as melhores equipas femininas. Estamos ainda a preparar nova época, mas não entramos nunca para perder. É com esse espírito que aqui estamos.”
Leonor Coelho – HC Turquel
“Estamos muito felizes por aqui estar, muito motivadas e empenhadas para aquela que será a primeira grande competição desta época.”
Inês Cardoso – Escola Livre de Azeméis
A Elite Cup teve início em 2016, realizou-se em Coimbra e o Sporting CP foi o primeiro vencedor da competição. Sucedeu-lhe o SL Benfica em 2017, também em Coimbra. Em 2018, o Sporting CP reconquistou o troféu, desta vez em Portimão. Em 2019, também em Portimão, foi o FC Porto o novo vencedor da competição.
Em 2020, devido à pandemia, a prova não se realizou, voltando em 2021/22, agora em Tomar, e aí a vitória sorriu ao OC Barcelos. Os dragões reconquistariam a prova em 2022. Por fim, em 2023, novamente em Tomar, foi a vez do SL Benfica conquistar o troféu, disputado num novo modelo competitivo.
Na prática, quatro clubes já levantaram o troféu no hóquei masculino.
No feminino, a primeira edição teve lugar em 2022, em Tomar, sendo o SL Benfica o vencedor, repetindo a proeza em 2023, de novo em Tomar.
Tudo pronto para mais uma grande competição. Uma prova de Elite no hóquei em patins.