14ª edição do Festival das Artes QuebraJazz com concerto de Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva nas ruínas de Conímbriga

14ª edição do Festival das Artes QuebraJazz com concerto de   Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva  nas ruínas de Conímbriga
Fotografia: D.R.

Os músicos Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva, dois nomes incontornáveis do jazz português, vão dar o concerto de abertura da 14.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, nas ruínas de Conímbriga no próximo sábado, dia 15 de Julho, às 22h.

A colaboração entre o compositor e contrabaixista Carlos Bica e o pianista João Paulo Esteves da Silva tem mais de uma década, com inúmeras colaborações em projectos liderados por ambos. Prova desta longa amizade musical é "White works" (universal music), em que João Paulo toca, em piano solo, composições de Carlos Bica, ou o quinteto matéria-prima, formação liderada por Carlos Bica do qual João Paulo também faz parte. Este concerto de abertura do Festival das Artes QuebraJazz, resulta de uma parceria com o Museu Monográfico de Conímbriga. 

Sob o tema “Manhãs dos Séculos”, estão programados 33 momentos culturais, entre música, com concertos de música clássica e jazz, assim como uma vasta programação complementar, nomeadamente dança, artes plásticas, cinema, gastronomia, conferências e serviço educativo (visitas guiadas, teatro para a infância e música para bebés), neste que é um dos festivais mais emblemáticos da cidade de Coimbra.

O cartaz da edição de 2023 do Festival assinala os 15 anos do anfiteatro "Colina de Camões" na Quinta das Lágrimas, um projecto da Arquitecta Paisagista Cristina Castel-Branco inaugurado em 2008 e que foi distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista nesse mesmo ano.

O Festival das Artes QuebraJazz resulta de uma parceria estabelecida entre a Fundação Inês de Castro e o QuebraJazz (Associação Cultural Quebra Costas).