Conferência de Natal Ciência Viva

Conferência de Natal Ciência Viva
Fotografia: D.R.

A origem e procura de vida no Universo são duas das grandes questões para as quais a Ciência ainda não tem resposta. A curiosidade humana não conhece fronteiras e invariavelmente surge a pergunta: haverá vida noutros planetas? E como surgiu a vida na Terra?

A Conferência de Natal Ciência Viva 2022 convida a astrobióloga Zita Martins a pisar o palco do Teatro Aberto, em Lisboa, no dia 20 de dezembro, às 19.00, e a guiar o público numa viagem espacial às nossas origens e aos vários locais do Universo onde existem condições para a vida se ter desenvolvido. Com a ajuda de asteroides, meteoritos, cometas e muita poeira cósmica vamos viajar pelo tempo e pelo espaço sideral para descobrir como tudo começou.

A Conferência de Natal Ciência Viva é organizada em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. É inspirada nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday, e representa o presente de Natal da Ciência Viva à cidade. Destina-se a públicos de todas as idades.

Reserve o seu lugar aqui

Zita Martins é astrobióloga, Professora Associada do Instituto Superior Técnico (IST), Codiretora do Programa MIT-Portugal e Consultora na Casa Civil de Sua Excelência o Presidente da República nas áreas do Ensino Superior, Ciência, Inovação e Transição Digital.

Licenciou-se em Química no IST, em 2002, e obteve o Doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Países Baixos), em 2007. Foi Cientista Convidada na NASA Goddard (em 2005 e 2006) e na Universidade de Nice-Sophia Antipolis (França), em 2012.

Em 2009 foi distinguida pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de libras, tendo permanecido no Imperial College London (Reino Unido) durante uma década, entre 2007 e 2017.

Zita Martins participa em vários projetos e missões espaciais (Hayabusa2, Comet Interceptor, ARIEL, OREOcube e EXOcube). É também comunicadora de ciência e presença assídua nos órgãos de comunicação social internacionais. Foi selecionada pelo canal de televisão BBC como Expert Scientist Women.

Em 2015 foi condecorada pelo Presidente da República com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, por mérito em Ciência.