Exposição de pintura “Costa a Costa” de Fiona Power na vila medieval de Monsaraz
A irlandesa Fiona Power vai apresentar de 14 de Julho a 19 de Agosto a exposição “Costa a Costa” na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 17h30 na Igreja de Santiago.
Fiona Power vai expor 23 pinturas a óleo sobre tela, acrílico sobre tela, técnica mista sobre tela, acrílico sobre madeira e acrílico sobre papel retractando o sudoeste da Irlanda, a rota comercial ao longo do rio Shannon e as ilhas Skellig e Ballinskelligs na Península de Iveragh. A artista refere que escolheu o título da exposição “devido ao Lago Alqueva ter uma linha de margens maior que a linha de costa de Portugal continental”.
Para pintar as suas obras, Fiona Power diz que “utilizo uma variedade de técnicas e materiais, sou inspirada pela beleza das cores e pela emoção dos momentos etéreos de mudança na luz e na atmosfera de um determinado lugar e tempo. Pinto as paisagens terrestres e marítimas em constante mudança que estão perto da minha casa, como os portos e enseadas, sebes repletas de flores silvestres, céus dramáticos e piscinas de lírios selvagens”.
A pintora irlandesa mora perto da Baía de Dunmanus, no condado de Cork, e tem exposto os seus trabalhos em muitas galerias na Irlanda, mas também em Nova Iorque, Londres e Berlim. Fiona Power explica que “as ligações irlandesas com Portugal podem ser traçadas ao longo de vários séculos e há evidências arqueológicas dos períodos do Ferro e do Bronze que mostram os primeiros contactos entre a Península Ibérica e a Irlanda e que os povos ibéricos foram ancestrais dos irlandeses gaélicos. É devido a estas ligações que na segunda parte deste projecto pretendo fazer uma obra no Alentejo para expor em West Kerry após a exposição em Monsaraz”.