Guarda Music Festival acontece de 16 a 24 de agosto na cidade mais alta
A cidade mais alta vai receber de 16 a 24 de agosto, a 1ª Edição do Guarda Music Festival. O festival, que tem o apoio do BPI – Fundação “La Caixa”, conta com a presença de solistas internacionais, concertos, recitais, masterclasses, o estágio Estrela Music Summer Camp, concertos da Orquestra Sinfónica e Brass Ensemble, e concerto da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa.
Cerca de 200 jovens músicos e músicos profissionais marcarão presença nesta primeira edição que conta com várias pessoas vindas de Espanha, França, Alemanha, Roménia, Rússia, Ucrânia, Hong Kong, Suíça e de portugueses que estão fora do país.
Ao longo destes dias na Guarda vão estar presentes grandes nomes, a nível mundial, da música clássica como Beatrice Berrut; Clemence de Forceville; Alexandra Troussova; Kirill Troussov, Benedict Kloeckner e Razvan Popovici que irão atuar em vários locais da cidade. E elementos das principais orquestras do país: Orquestra Sinfónica do Teatro de São Carlos; Orquestra Metropolitana de Lisboa; Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música; Orquestra Filarmónica Portuguesa. E da Espanha da Orquestra Filarmónica de Málaga.
Os concertos vão ser abertos ao público e acontecem todos às 21h30 em diferentes locais da cidade. De 17 a 20 de agosto na Igreja da Misericórdia, nos dias 21 e 24 de agosto no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, no dia 22 no pátio do Museu da Guarda, no dia 23 no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
Este festival vai proporcionar aos estudantes de música, nomeadamente do Conservatório de Música de São José da Guarda, o contacto com estes artistas de renome, proporcionando aos jovens músicos a oportunidade de crescer enquanto instrumentistas e artistas.
Em simultâneo com o festival, a Guarda recebe a 4ª edição do Estrela Music Summer Camp. Um dos mais cativantes campos de férias musicais em Portugal, numa ação do Município da Guarda com a Orquestra Filarmónica Portuguesa e com o apoio do Conservatório de Música de S. José da Guarda, está de regresso à cidade mais alta com ensaios, concertos e masterclasses.
Sob a 'batuta' do maestro Osvaldo Ferreira, Diretor Artístico da Orquestra Filarmónica Portuguesa, e dinamizador da Orquestra Académica, com residências artísticas no Teatro Municipal da Guarda, este 'Acampamento Musical' conta, novamente, com um conjunto de reputados professores dos mais variados instrumentos de orquestra.
A iniciativa é também de uma excelente oportunidade de divulgação do nosso território, nomeadamente a gastronomia e os patrimónios natural, cultural e edificado, com os participantes a desfrutar dos espaços e a usufruir do encontro e partilha com outros músicos das mais variadas origens.