Inovação sustentável em Matosinhos

Inovação sustentável em Matosinhos
Foto: DR

Três projectos seleccionados pelo programa COLMEIA passam à fase seguinte

Três projectos foram seleccionados no final do Bootcamp de dois dias, no âmbito do projecto COLMEIA, um programa de inovação colaborativa na comunidade, no valor de 500 mil euros, criado pela Galp e pela Câmara Municipal de Matosinhos.

 

A COLMEIA visa impulsionar o empreendedorismo e a transição energética em Matosinhos, reunindo talento, startups e toda a comunidade em torno de soluções sustentáveis.

 

Os principais desafios da COLMEIA são a transição energética, a valorização do património e a diminuição da pobreza energética.

 

A COLMEIA divide-se em duas iniciativas: IN.COMUNIDADE e IN.STARTUP.

IN. COMUNIDADE- Envolve a participação activa dos moradores no processo de inovação e transição energética em Matosinhos. Os participantes têm a oportunidade de desenvolver as suas ideias inovadoras, de receber orientação especializada e de aceder a recursos para transformar as suas ideias em realidade. No final, haverá um apoio financeiro de 12.500 euros, 7.500 euros e 5.000 euros para os 1.º, 2.º e 3.º lugares, respectivamente.

 

IN. STARTUP- Desafia startups, que abordem soluções de transição energética, a desenvolver e optimizar a sua proposta de valor à comunidade de Matosinhos. O valor do apoio às empresas será o seguinte: 50.000 euros (1.º lugar); 15.000 euros (2.º lugar) e 10.000 euros (3.º lugar).

 

Os participantes do Bootcamp da COLMEIA IN.COMUNIDADE tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, de expandir os seus horizontes e de dar o primeiro passo na sua jornada empreendedora.

 

Os três projectos seleccionados no final do Bootcamp para passar à fase de mentoria foram: Suntech Workflow, que desenvolve uma solução inovadora alimentada por tecnologia de Inteligência Artificial, que analisa e sugere soluções optimizadas e eficientes às empresas instaladoras de energia solar; Energia com vida, que trabalha num sistema de trampolins piezoelétricos para conversão da energia cinética gerada pelas pessoas em energia eléctrica e distribuí-la onde for necessário; e o Bairro, que trabalha na instalação de painéis fotovoltaicos para fornecimento de energia de forma a mitigar a pobreza energética de um dos bairros mais carenciados de Matosinhos.

 

Os três projectos seleccionados estão habilitados a participar no programa COLMEIA IN. STARTUP.
Para mais informações, visite o site https://incolmeia.com/