Pedro Nascimento Cabral destaca papel determinante do Coliseu Micaelense na dinamização cultural de Ponta Delgada
O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, destacou o papel determinante da Coliseu Micaelense, E.M. S.A. na dinamização cultural de Ponta Delgada.
O autarca, que falava na sessão de apresentação da programação desta casa de espectáculos, sustentou que Ponta Delgada é o motor de desenvolvimento económico, social e também cultural dos Açores. Eventos como, a título exemplificativo, as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, a PDL White Ocean e a Passagem de Ano são, no seu entender, complementados pela programação da maior casa de espectáculos dos Açores, cuja actividade “tem de ser de excelência”.
O Presidente do Município, accionista maioritário da Coliseu Micaelense, lembrou ainda a aposta no turismo de congressos para esbater a sazonalidade e, de olhos postos no futuro, o facto de Ponta Delgada vir a ser Capital Nacional da Cultura em 2026.
Pedro Nascimento Cabral enalteceu o dinamismo do novo Conselho de Administração da Coliseu Micaelense, presidido por Cila Simas e Sérgio Rezendes, e abertura para novas formas de cooperação com o tecido empresarial.
O autarca falava no Salão Nobre do Coliseu precisamente perante os patrocinadores da programação de 2023 - a quem agradeceu o apoio e a compreensão essenciais para a promoção da Cultura- e a imprensa regional e nacional.
A Presidente do Conselho de Administração da Coliseu Micaelense destacou a aposta numa programação para um público diversificado e exigente, integrando vários estilos musicais, teatro, dança, comédia e outras manifestações culturais.
Cila Simas explicou que o “novo paradigma” da planificação assenta em três eixos: programação cultural (com produção própria e externa); serviço educativo (com relação directa com as escolas); e visitação ao Coliseu.
Um trabalho que só é possível, no seu entender, com o envolvimento dos colaboradores, patrocinadores e Câmara Municipal de Ponta Delgada, expressando o seu agradecimento.
Em Fevereiro, o Coliseu receberá os famosos Grandes Bailes de Carnaval. Em Março, dias 17 e 18, acolhe o El Açor – Festival Internacional de Tunas.
No dia 16 de Abril, será a vez de “O Fantasma da Ópera”, pela Banda Fundação Brasileira, subir ao palco. No mês de Maio, destaque para a actuação da fadista Mariza, dia 5; a Festa do Emigrante, dia 12, (com a presença de Ágata, Toy e Fernando Correia Marques) e o comediante Gilmário Vemba, a 27. A 30 de Junho, a programação do coliseu vai contar com a dupla humorística Zeca Estacionâncio e Quim Roscas.
A 15 de Setembro, Martinho da Vila atua juntamente com a Banda Fundação Brasileira e a 23 será a vez de António Zambujo e Miguel Araújo, sendo que já há mais uma data, a anunciar em breve, para este último concerto.
Carolina Deslandes actuará a 25 de Novembro.