Prémio Literário Irene Lisboa
Autarquia de Arruda dos Vinhos dá nova roupagem ao concurso para galardoar trabalhos de reconhecida qualidade, nas áreas de conto, poesia ou pedagogia.
Neste final de 2024, a Autarquia de Arruda dos Vinhos relança o Prémio Literário Irene Lisboa, destinado a galardoar obras editadas no ano anterior na modalidade de conto, e com um prémio de 5000€ para o vencedor.
Irene Lisboa (1892 – 1958), escritora, professora e pedagoga natural do concelho de Arruda dos Vinhos foi a escolha para Patrona deste concurso devido ao seu contributo no contexto da Literatura e da Pedagogia em Portugal.
A Autarquia pretende assim galardoar obras de reconhecida qualidade; divulgar o nome de Irene Lisboa, promovendo o interesse pela sua obra; valorizar a Língua Portuguesa; consolidar hábitos de leitura e valorizar a expressão literária.
O Júri desta edição é composto por Paula Morão (Professora Emérita da Universidade Clássica de Lisboa), Isabel Talysha-Soares (Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa) e Inês Fonseca santos (Jornalista e escritora).
Podem participar no concurso todos os cidadãos portugueses natos, ou naturalizados, e estrangeiros cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada junto das entidades competentes para o efeito e as obras candidatas podem ser apresentadas e/ou enviadas pelos seus autores ou pelas respectivas editoras.
- Recepção de obras: até 20 de Dezembro de 2024 (envio de cinco exemplares para a Biblioteca Municipal Irene Lisboa (Rua Cândido dos Reis, nº 69, 2630-233, Arruda dos Vinhos), mencionando a candidatura ao Prémio Literário Irene Lisboa;
- Divulgação dos resultados: 12 de Setembro de 2025
- Cerimónia de entrega de prémios: 23 de Setembro de 2025