Sessão de cinema inclusiva apresenta o filme Surdina adaptado para pessoas com deficiência auditiva e visual

Sessão de cinema inclusiva apresenta o filme Surdina adaptado para pessoas com deficiência auditiva e visual

No âmbito dos XXII Encontros de Cinema de Viana, a AO NORTE preparou e vai exibir uma versão inclusiva do filme SURDINA, de Rodrigo Areias, no próximo dia 03 de Maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, pelas 21h30. O filme terá legendas para pessoas com deficiência auditiva e áudio descrição para pessoas cegas ou com deficiência visual.

A adaptação do filme Surdina foi realizado pela investigadora Josélia Neves, especialista em legendagem, legendagem para surdos, áudio descrição, transcrição áudio-táctil e comunicação multissensorial, em parceria com o realizador e produtor do filme Rodrigo Areias. Ambos estarão presentes na sessão de apresentação do filme, no dia 3 de Maio.

Surdina é uma comédia, escrita por Valter Hugo Mãe e realizada por Rodrigo Areias, e centra-se no dia-a-dia de Isaque, um viúvo de alguma idade que não consegue ultrapassar a morte da mulher. Tem no elenco António Durães e Ana Bustorff e a música original está a cargo de Tó Trips, músico dos Dead Combo. O filme foi seleccionado para vários festivais um pouco por todo o mundo e foi premiado no KYIV IFF 2020, Ucrânia, Indie Fan Film Fest 2020, EUA, e Worldfest-Houston 2020, EUA.

Esta sessão, com entrada gratuita, é também uma acção de sensibilização e mobilização dos públicos para o cinema inclusivo. Um convite a ‘Todos’ para assistirem à exibição de um filme em sala de cinema, em condições de acesso a pessoas com necessidades específicas.