À Mesa com os Romanos dá a conhecer gastronomia de Felicitas Iulia Olisipo
À Mesa com os Romanos dá a conhecer gastronomia de Felicitas Iulia Olisipo
Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo, projecto liderado pela Câmara Municipal de Lisboa, apresenta a primeira edição do À Mesa com os Romanos Semana Gastronómica, que procura redescobrir, promover e divulgar a gastronomia romana, através dos seus ingredientes e das suas receitas.
Os diferentes parceiros da rede metropolitana que integram o projeto Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo foram desafiados a elaborar um roteiro gastronómico envolvendo vários restaurantes, chefs e escolas de hotelaria, em cada município, a ocorrer em simultâneo nos seis concelhos aderentes: Lisboa, Mafra, Palmela, Setúbal, Vila Franca de Xira e Torres Vedras.
De 12 a 21 de Julho, cada um dos 26 restaurantes aderentes disponibiliza nos seus menus um prato inspirado na refeição dos romanos, ficando ao critério de cada chef ou restaurante a confeção e a definição dos mesmos.
O Garum foi o condimento mais valioso do Império Romano. Trata-se de um molho de peixe fermentado, cheio de umami, agora recriado pelo Selo de Mar, em parceria com as Ruínas Romanas de Tróia, que foi o maior centro de produção de garum do mundo. O Selo de Mar tem investigado receitas antigas e desenvolvido novas fórmulas de produção, tendo promovido diversos workshops com diferentes chefs de cozinha sobre o uso deste precioso condimento.
O Projeto Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo é já uma referência na divulgação do património cultural, nomeadamente do legado histórico e arqueológico da área geográfica que outrora compunha o antigo município romano de Felicitas Iulia Olisipo e o seu Ager, sensivelmente equivalente ao território da atual Área Metropolitana de Lisboa.
Iniciado em 2017, constituiu-se como um projeto inovador de trabalho em rede no qual participam 18 municípios, concretizado pelo estabelecimento de parcerias entre diversas entidades, públicas e privadas, que se propuseram a reunir o rico acervo arqueológico da área geográfica ocupada pelo antigo município romano Felicitas Iulia Olisipo.
Recorde-se que em 2021, este projecto foi distinguido com o Prémio Património.PT de “Melhor Estratégia de Touring Cultural”, e com os Prémios APOM da Associação Portuguesa de Museologia, nas categorias de “Informação Turística” e de “Investigação”. Em 2023, recebeu também uma menção honrosa, na categoria de “Marketing e Comunicação” pelos Prémios APOM.
As reservas devem ser efectuadas diretamente junto dos restaurantes aderentes, que podem ser conhecidos AQUI.
Para mais informações contactar:
Câmara Municipal de Lisboa | Direcção Municipal de Cultura
Cristina Matos Silva | cristina.matos.silva@cm-lisboa.pt | +351 914 578 247