Festival 'A Porta' está de volta
A sexta edição do festival A Porta regressa no mês de Julho. O evento volta a agregar a música, a criação colaborativa e a activação de espaços e memórias comuns através da cultura.
Tendo como ponto central a Villa Portela, espaço localizado no coração da cidade de Leiria, datado do final do século XIX e com mais de 17.000 metros de espaço verde, A Porta 2021 lança um diálogo aberto com a população local que resulta num programa específico dedicado à activação de um novo pensamento urbano e imaginário colectivo.
Composto, maioritariamente, por bandas portuguesas que irão tocar em palcos integrados com as paisagens e o património do concelho, os nomes confirmados para o programa musical d'A Porta 2021 são: a harpista Angélica Salvi, a cantautora Arianna Casellas, a colaboração entre Dada Garbeck e Ricardo Martins, a experimentalista vocal Ece Canli, o instrumentista Braima Galissá, o projecto Herlander, o violinista Samuel Martins Coelho e os coletivos Sensible Soccers, Sunflowers e Yakuza. Além de música, o festival terá, ainda, um ciclo de cinema documental que integrará três filmes do cineasta Pedro Neves: "Os Esquecidos" de 2009, "Acima das Nossas Possibilidades" de 2014, filme integrado no Projecto Troika e a longa-metragem "Tarrafal" de 2016.
Ao longo das cinco edições, A Porta tem vindo a assumir-se como um espaço de criação em permanente diálogo com o território, com a cultura e a comunidade local, promovendo um ambiente favorável à partilha, à co-criação e ao desenvolvimento do tecido cultural regional e nacional.