Abertura da época balnear no Concelho da Praia da Vitória
O Concelho da Praia da Vitória iniciou esta quinta-feira, dia 15, a época balnear 2023 ostentando oito bandeiras azuis (o maior número por concelhos nos Açores), quatro zonas balneares com bandeira “Praia Qualidade de Ouro” e uma zona balnear com o galardão “ZERO poluição”.
Na cerimónia de abertura da época balnear, que decorreu durante a manhã na zona balnear dos Biscoitos, o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Ricky Baptista, sublinhou o facto de os galardões espelharem e reconhecerem o compromisso municipal com as zonas balneares no Concelho.
“São galardões que nos orgulham, porque, em certa medida, atestam o trabalho e o cuidado que colocamos nas nossas zonas balneares, as quais, sem dúvida, são ex-libris do nosso Concelho. Somos um dos concelhos dos Açores mais ricos nesta vertente, dado que dispomos de um conjunto diversificado de locais de veraneio, o que vem reforçar a dinâmica turística existente na Praia da Vitória”, enfatizou o autarca, antes de hastear a bandeira azul na zona balnear dos Biscoitos, uma das galardoadas no concelho.
“Assumimos a importância das nossas zonas balneares no reforço do desenvolvimento local, considerando o bem-estar e a qualidade de vida da população, assim como de quem escolhe a Praia da Vitória e a ilha Terceira para frequentar e conhecer”, sublinhou.
Este ano, recebem bandeira azul as zonas balneares do Porto Martins, Praia da Riviera, Praia Grande, Prainha, Escaleiras (Vila Nova), Quatro Ribeiras e Biscoitos, e a marina da Praia da Vitória.
São “Praia com qualidade de ouro”, as zonas balneares dos Biscoitos, Porto Martins, Escaleiras e Sargentos; e o galardão praia “Zero poluição” foi atribuído à Prainha.
A bandeira “Praia Qualidade de Ouro” distingue a qualidade das águas balneares em Portugal e o galardão “ZERO poluição” reconhece os locais onde não foi detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises realizadas nas três últimas épocas balneares.
A vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Otília Martins, com competência na gestão das zonas balneares, confirmou que, de momento, o Concelho conta com nadadores-salvadores em seis das oito zonas balneares do Concelho (Quatro Ribeiras, Escaleiras, Prainha, Riviera e Porto Martins).
A autarca espera que, em Julho, com o regresso dos estudantes, consiga garantir vigilância também na Praia Grande e na piscina da Caldeira, na Vila das Lajes.
“Temos vindo a desenvolver um enorme esforço no sentido de cativar nadadores-salvadores, que são uma carência em toda a ilha. Tenho, por isso, de enaltecer o trabalho da Associação Humanitários de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e do coordenador dos nadadores-salvadores no Concelho, pela enorme ajuda que nos têm prestado na resolução desta situação, que não é exclusiva da Praia da Vitória. Acredito que, em Julho, conseguiremos ter vigilância em todas as zonas balneares com bandeira azul, assim como na piscina da Caldeira nas Lajes, cuja abertura depende dessa vigilância”, sublinha a responsável municipal.
A época balnear na Praia da Vitória termina 15 de Setembro.