Encontra-se concluída a primeira de três intervenções artísticas no âmbito do Festival “Marinha Grande, Sopro: Arte Pública”, promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com curadoria da associação Riscas Vadias.
Numa das paredes da torre do quartel dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi pintada a obra “Perseverança”, pelo artista Robot, que retrata a figura de uma bombeira. De acordo com o artista, “é do conhecimento geral, que grande parte dos bombeiros em Portugal são voluntários. Homens e mulheres colocam a vida em risco para combater as chamas e ajudar os outros, sem pedir nada em troca”.
Robot acrescenta que “esta pintura mural pretende, por um lado, ser vista como uma homenagem ao corpo de bombeiros, e por outro, através de um referente à natureza - o coelho nela figurado, da autoria de Ricardo Romero / Matilhastudio, autor do mesmo – fazer referência à mata como um local recorrentemente em risco pelos fogos, que têm devastado várias regiões por todo o país”.
O evento consiste na realização de três intervenções artísticas: uma escultura no topo do Teatro Stephens e duas pinturas murais em paredes / fachadas de média/grande dimensão. As criações estão a cargo dos artistas Nuno Viegas, Ricardo Romero e Robot.
Nuno Viegas é o artista que está a fazer a segunda intervenção de arte urbana na Marinha Grande, na fachada de um edifício na zona de Casal do Malta, como uma homenagem à arte vidreira da cidade.