Animação de natal na Marinha Grande
O Município da Marinha Grande dinamiza diversas atividades de animação para assinalar a quadra natalícia, de 1 de dezembro de 2022 a 8 de janeiro de 2023, com o objetivo de dinamizar o centro tradicional e promover o comércio local, através de iniciativas destinadas à comunidade local e aos visitantes, que integram espetáculos culturais, Casa do Pai Natal, Mercadinho, carrossel, Presépio tradicional, exposições, equipamentos infantis e iluminação decorativa.
O programa apresenta ações direcionadas às famílias, que decorrem no centro tradicional da cidade, cujas ruas são animadas com música ambiente. Pretende-se, assim, uma maior atratividade das pessoas à Marinha Grande, quer para visita à cidade, quer para incentivar à realização de compras no comércio tradicional, durante o período natalício.
Apostou-se na instalação de um Carrossel Parisiense, frente ao Edifício da Resinagem, entre o Teatro Stephens e o quartel dos Bombeiros Voluntários, com entrada gratuita para todas as crianças; e na dinamização de um Mercadinho de Natal, no Jardim Luís de Camões. A Casa do Pai Natal vai contar com a visita das crianças, na Praça Guilherme Stephens; e o Edifício da Resinagem apresenta o Presépio Tradicional de Filipe Ferreira, com exibição de mais de um milhar de peças numa área de 60 metros quadrados.
Para além destas atividades, vão decorrer exposições, espetáculos e workshop’s nos museus municipais e no Teatro Stephens.
Dada a crise energética que o país e o mundo atravessam, para a tradicional iluminação de Natal, o Município tomou a decisão de recorrer a tecnologia LED de baixo consumo e reduzir os horários de ligação das luzes, para além do estipulado por lei.
A iluminação de Natal vai estar distribuída nas três freguesias do concelho, como forma de estimular a passagem pelo comércio e a circulação pelos espaços envolventes, tornando-os mais atrativos nesta época.
De entre os vários elementos da iluminação, destaque para a Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao interior, no Parque da Cerca; e para as decorações em 3D, instaladas, este ano, no Centro Tradicional da cidade.