Halloween aterrador no Museu do Carro Eléctrico

Halloween aterrador no Museu do Carro Eléctrico
Fotografia: D.R.

Quando a noite chega, tudo se transforma: as sombras do Museu ganham vida, os cantos e recantos do edifício escondem surpresas e o chiar do eléctrico nos carris põe todos os sentidos em alerta. Este Halloween, o terror está de volta à cidade com mais uma edição da noite mais assustadora do ano no Museu do Carro Eléctrico, no Porto, desta vez com actividades pensadas também para os mais velhos.

Na terça-feira, 31 de Outubro, entre as 20h00 e as 21h30, o espaço que conta a história da mobilidade do Porto acolhe 90 minutos de terror, numa visita fora de horas, para um começo diferente da noite de Halloween. Nesta véspera de feriado, o Museu recebe uma visita guiada repleta de histórias aterradoras – interrompidas por intervenções teatrais de puro terror.

Destinada a maiores de dez anos e pensada para jovens adultos, esta experiência nocturna permite descobrir a colecção de veículos e o histórico edifício que a acolhe, num ambiente escuro e gélido que levará os mais corajosos a espaços geralmente fechados ao público geral. A recompensa, claro, serão as doçuras e a viagem de carro eléctrico até ao Passeio Alegre (ida e volta), numa aventura nocturna pela marginal do rio Douro.

Na tarde do sábado anterior, 28 de Outubro, há actividades (também assustadoras) adaptadas aos mais novos. A pensar nas crianças e jovens entre os 3 e os 18 anos, vai ser desenvolvido um jogo exploratório no Museu, com etapas e desafios – sem esquecer uma viagem de carro eléctrico assustadora, acompanhada de música e teatro. São duas horas de aventura, entre guloseimas e muitos calafrios, e no meio de zombies, bruxas, fantasmas e até lobos.

A participação nas actividades do Museu do carro Eléctrico, quer no dia 28, quer no dia 31 de Outubro, é de reserva obrigatória. O preço para adulto + criança é de 15 euros, acrescendo 10 euros por cada acompanhante extra. Para maior usufruto destas experiências, cada uma das actividades está limitada a 40 inscrições.

As inscrições – reservadas aos mais corajosos – devem ser feitas online até ao dia 26 de Outubro.

 

Sobre o Museu do Carro Eléctrico

O Museu do Carro Eléctrico foi fundado no ano de 1992 com o objectivo de preservar e divulgar uma vasta colecção de carros eléctricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial.

A sua exposição permanente, composta por mais de duas dezenas de veículos, incluindo eléctricos, atrelados, carros de tracção animal, carros de apoio e outros artefactos, foi ampliada com a abertura da antiga casa das máquinas da central termoeléctrica, onde o vapor das caldeiras era transformado em electricidade. Localiza-se no edifício da antiga Central Termoeléctrica de Massarelos (1915), pertença da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.

O Museu do Carro Eléctrico proporciona aos seus públicos a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.

O Museu do Carro Eléctrico faz, desde 2023, parte integrante da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, coordenada pela Turismo de Portugal, e que tem como objectivo promover uma oferta turística diferenciadora junto dos mercados nacional e internacional, ao longo de todo o ano. Saiba mais em: http://www.museudocarroelectrico.pt

 

Sobre a STCP

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A. – assegura o transporte colectivo público rodoviário de passageiros na AMP, em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto, e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Gondomar, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia. Explora preponderantemente o modo autocarro e, em menor escala, o modo carro eléctrico. A STCP é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, com natureza intermunicipal.

A intermunicipalização da STCP, concretizada a 1 de Janeiro de 2021, foi realizada de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei nº 151/2019, de 11 de Outubro, alterado pelo Decreto-Lei nº 175/2019, de 27 de Dezembro. O município do Porto é o accionista maioritário, sendo as restantes participações divididas entre os outros cinco concelhos onde a STCP opera. Saiba mais em: www.stcp.pt