Anunciadas as 12 finalistas do Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2020
O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que este ano decorre entre 7 e 14 de Setembro no Cinema São Jorge, anunciou as 12 curtas-metragens em competição pelo Prémio MOTELX– Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’argent.
Em ano de pandemia, a organização do MOTELX voltou a receber dezenas de candidaturas àquele que é o maior prémio atribuído a curtas-metragens em Portugal: 5000€, com direito a um fim de semana de inspiração nos hotéis Belver e nomeação para a competição Méliès d’or, organizada pela Méliès International Festivals Federation. Volta assim a cumprir-se um dos maiores objectivos do Festival: o incentivo à produção, promoção e exibição de cinema de terror nacional.
Do terror folk ao sci-fi distópico, passando por subgéneros como o gore e o home invasion, a selecção de curtas portuguesas desta edição destaca-se pela sua variedade temática. Em competição estarão: “A Grande Paródia”, de André Carvalho; “Carnaval Sujo”, de José Miguel Moreira; “Com Sono, Mas Não Durmo”, de Tiago Bastos Nunes; “Death on Tape”, de Pedro Miguel Costa; “O Intruso”, de Hugo Pinto; “Karaoke Night”, de Francisco Lacerda; “Loop”, de Ricardo M. Leite; “Mata”, de Fábio Rebelo; “Mirror Room”, de David Seguro; “Petrichor”, de Gustavo Silva; “Porque Odeias o Teu Irmão?”, de Pedro Martins e Inês Marques; e “O Silêncio”, de Pedro Caldeira e Paulo Graça.
O contingente de curtas portuguesas inclui ainda duas curtas exibidas fora de competição. Descrita como “um ritual visual entre a morte e a vida”, “Sábàtina”, de Rafael dos Santos, será exibida na nova secção do MOTELX dedicada às Curtas Experimentais. Na secção infanto-juvenil Lobo Mau, destaca-se a curta de Bruno Caetano “O peculiar crime do estranho Sr. Jacinto”, vencedora nos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana.
E para cumprir o desafio lançado pelo MOTELX durante a quarentena e ver até onde vai a originalidade dentro de quatro paredes, regressam as populares microCURTAS, curtas de terror de até 2 minutos filmadas com telemóvel ou tablet. A selecção deste ano conta com 31 vídeos e pode ser vista no canal de YouTube do MOTELX. O público é convidado a votar nas suas microCURTAS preferidas até 3 de Setembro e a vencedora será exibida na Sessão de Encerramento do Festival.
Os bilhetes para a 14.ª edição do MOTELX vão estar à venda na Ticketline e locais habituais a partir de 31 de Agosto e a programação completa do Festival vai ser anunciada em breve.