Bolsa Ricardo Quaresma está de regresso a Gaia

Bolsa Ricardo Quaresma está de regresso a Gaia
Fotografia: D.R.

Distinguir e reconhecer o mérito de jovens entre os 12 e os 14 anos com aproveitamento escolar e desportivo de excelência. Foi com este objetivo que a Câmara Municipal de Gaia criou a Bolsa Ricardo Quaresma em 2017 e, pelo sexto ano consecutivo, a iniciativa continua a ser uma aposta da autarquia. As inscrições decorrem de 18 de novembro a 7 de dezembro e, à semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Gaia vai atribuir quinze bolsas, num valor total de 7.500 euros (500 euros para cada aluno). Para concorrer, basta ter a idade referida anteriormente, residir em Vila Nova de Gaia há pelo menos dois anos e ter bom aproveitamento escolar e desportivo.

Os candidatos deverão preencher o formulário para inscrição que será disponibilizado no site institucional do Município (www.cm-gaia.pt) e juntar os seguintes documentos: cartão de cidadão ou documento de identificação civil e fiscal legalmente equivalentes do estudante, do encarregado de educação ou de outro proponente; atestado de residência emitido pela junta de freguesia respetiva com indicação expressa do número de anos de residência do estudante no concelho; certificado emitido pelo estabelecimento de ensino público com menção da média final da classificação obtida nas diversas disciplinas nos últimos dois anos letivos; declaração sob compromisso de honra de que o estudante não é beneficiário de qualquer outra bolsa ou apoio financeiro equivalente proveniente de qualquer entidade nacional ou estrangeira; e ainda comprovativo da prática extracurricular de desporto escolar e/ou federado e classificação relevante obtida no ano letivo, nas competições em que tenha participado, nunca inferior ao 5.º lugar.

O Município de Gaia escolheu o campeão europeu Ricardo Quaresma, enquanto referência nacional e internacional incontornável do desporto, para dar o nome a uma bolsa de mérito académico e desportivo que tem procurado minorar as despesas acrescidas inerentes à prática desportiva. Ao mesmo tempo, pretende ser um incentivo para que as famílias dos jovens estudantes desportistas continuem a apoiar os seus filhos na boa prática conjunta das referidas atividades.

Desde a primeira edição foram recebidas 341 candidaturas e entregues 75 bolsas. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “o Município reconhece a importância de apoiar jovens, quer como contributo para a prática desportiva, quer como um importante fator de divulgação e promoção do concelho. Pelos resultados atuais, e pelo percurso que os anteriores vencedores têm feito, acredito que estamos perante jovens que irão orgulhar a cidade onde quer que cheguem nas suas carreiras, académicas e desportivas”, afirma.