Brincando com palavras no som da música volta a ser tema da próxima sessão de música para bebés e crianças
A Biblioteca Municipal de Silves dinamiza no próximo dia 27 de Maio, duas sessões da rúbrica “Música para Bebés e Crianças”. Sérgio Almeida será novamente o animador destas sessões dedicadas à brincadeira com as palavras e ao som da música. A iniciativa, dirigida a crianças entre os 0 e os 5 anos, tem entrada gratuita, estando sujeita a inscrição prévia até dia 25 de Maio.
Nestas sessões são apresentados alguns instrumentos tradicionais e sonoridades ancestrais criando a oportunidade perfeita, através de momentos de confraternização e de uma forma descontraída e harmoniosa, para uma aproximação à música étnica; com recurso a sequências de sons da natureza, começando pelo pau de chuva, passando por alguns instrumentos falantes, tais como a Tinarra, o Khrin, o Tama, o Didgeridoo, a Arpa Africana, o Djembé, entre outros, sempre de uma forma educativa e pedagógica.
Com duração aproximada de 60 minutos, cada sessão é limitada à participação de 15 crianças (acompanhadas por um adulto), de acordo com o seguinte horário:
» 15h00 para bebés dos 0 aos 2 anos
» 16h00 para crianças dos 2 aos 5 anos
O telefone 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio electrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para inscrições e fornecimento de informações adicionais.
+ SOBRE MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS COM SÉRGIO ALMEIDA
Nas primeiras fases da vida, bebés e crianças estão especialmente receptivas a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar, sons, ruídos, simples vocábulos, simples melodias, ritmos, cadências, movimentos, etc.…e há uma tendência para os imitar, dado que têm um mundo novo a descobrir e é pelo simples facto dessa imitação que se dá as primeiras aprendizagens chamadas de saber adquirido e é com base nesta que irão construir o seu Ser.
Cantando, dançando ou tocando a música proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no seu desenvolvimento saudável, favorecendo a sensibilidade, criatividade, sentido rítmico, imaginação, memória e concentração, através da consciência corporal do movimento.