Carlos Reygadas, Lone Scherfig, Brenda Chapman e Noomi Rapace entre os nomes confirmados para o Training Ground do FEST 2023

Carlos Reygadas, Lone Scherfig, Brenda Chapman e Noomi Rapace entre os nomes confirmados para o Training Ground do FEST 2023
Fotografia: D.R.

Está fechado o painel de oradores para a edição 2023 do Training Ground, o segmento PRO do festival FEST - Novos Realizadores, Novo Cinema. A ter lugar entre os dias 19 e 26 Junho em Espinho, o evento volta a propor um vasto programa de workshops e masterclasses que pretende criar novos espaços de troca de conhecimento e contacto entre profissionais emergentes e consagrados do sector.

Em destaque na lista de confirmações o realizador mexicano Carlos Reygadas, considerado o nome forte da terceira vaga do cinema mexicano, os seus filmes são influenciados pela arte e filosofia existencialista, propondo verdadeiras jornadas espirituais ao universo interior das suas personagens principais e, com isso, explorando temas como o amor, o sofrimento, a morte e o significado da vida.

Pela primeira vez em Espinho estará também a realizadora Brenda Chapman, a primeira mulher a dirigir um filme de animação num grande estúdio americano (O Príncipe do Egipto, 1998). Em 2012, na co-realização de Brave, ganhou um Óscar, o primeiro a ser ganho por uma mulher na secção de Melhor Animação.

Membro do movimento Dogme 95, ao abrigo do qual lançou Italian for Begginers, Lone Scherfig formou-se na National Film School da Dinamarca em 1984. Desde o início da sua carreira que tem marcado presença em festivais internacionais de reconhecimento generalizado, como a Berlinale, Sundance, BAFTA e Óscares. Nesta vinda a Espinho falará sobre o seu processo criativo, a importância das narrativas character-driven e a sua paixão por capturar a complexidade das relações humanas na tela.

O painel de oradores do FEST 2023 integrará ainda, entre outros, a actriz Noomi Rapace, o escritor Peter Straughan, o realizador Scandar Copti e o produtor Paul Miller.

O FEST já havia anunciado a totalidade do seu programa de cinema, assim como a iniciativa Music Walk With Me, que pretende alargar a acção do festival também ao campo da música.