“Concertos por uma causa” regressam dia 8 de Novembro a Ponta Delgada

“Concertos por uma causa” regressam dia 8 de Novembro a Ponta Delgada
A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, volta a receber a 8 de Novembro, pelas 21h00, o evento “Concertos por uma causa”, desta vez com a Sinfonietta de Ponta Delgada.
 
Este concerto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada que conta com a produção da Quadrivium - Associação Artística e com o apoio institucional da República Portuguesa - Cultura/Direcção-Geral das Artes e da Direcção Regional da Cultura dos Açores.
 
Como convidada especial está a cravista italiana Cristiana Spadaro, uma intérprete ímpar no panorama musical açoriano, para um programa exclusivamente dedicado a compositores portugueses do século XVIII, como Carlos Seixas e João Domingos Bomtempo.
 
Carlos Seixas foi um dos mais aclamados cravistas e compositores do século XVIII e estima-se que compôs cerca de 700 obras durante os seus 38 anos de vida, mas a esmagadora maioria perdeu-se no terramoto de 1755, em Lisboa. Ainda assim, chegaram aos dias de hoje uma panóplia de sonatas para cravo que integram o repertório canónico daquele instrumento.
 
Já João Domingos Bomtempo iniciou a sua carreira de sucesso, enquanto pianista, com “Liberdade, igualdade, fraternidade”. A análise da sua obra dá-nos conta não só da sua proficiência pianística, mas testemunha também uma vasta cultura musical, não apenas no que diz respeito à tradição italiana, mas também perfeitamente integrado nos principais circuitos culturais europeus que tinham a Primeira Escola de Viena como o seu ex-libris.
 
A Sinfonietta de Ponta Delgada estreia-se a tocar Bomtempo com uma das suas obras primas, a Sinfonia nº1, que foi largamente aplaudida no Journal Général de la France e no Courrier de l’Europe e trata-se de um marco na história da música portuguesa por ser a primeira obra deste género escrita por um compositor português.
 
A entrada neste concerto é gratuita e estará presente no local um receptáculo próprio para quem pretender contribuir para as obras de manutenção daquele que é o maior templo católico de Ponta Delgada, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.