Cristina Canto Tavares quer pintar Ponta Delgada da cor da igualdade
O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado a 24 de outubro e Ponta Delgada não podia deixar passar em branco este dia.
Neste sentido, hoje, a Autarquia colocou no Largo Mártires da Pátria várias telas onde os jovens estudantes de artes, da Escola Antero Quental, puderam expressar a sua perceção de igualdade e não discriminação. Desta iniciativa resulta uma mostra que irá percorrer as diversas escolas do Concelho.
Para além destas telas cheias de criatividade, mas que retratam um tema sério e preocupante, foi inaugurado um mural criado pela Divisão de Desenvolvimento Social e pintado pelos artistas Martim Cymbron e Marc Garcia, também subordinado ao tema da igualdade.
Na ocasião, a Vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Ponta Delgada, Cristina Canto Tavares afirmou que “com esta iniciativa, pretendemos pintar a cidade com a cor da igualdade”.
“Sensibilizar, informar e incluir são os pilares da nossa ação. Queremos desenvolver práticas de promoção da igualdade entre todos os cidadãos e da não discriminação sob qualquer forma”, afirmou a autarca.
Cristina Canto Tavares lembrou ainda que “o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2020-2023 está a ser posto em prática e está a ser desenvolvido um trabalho que visa, sobretudo, lutar pela dignidade de todos. É importante reconhecermos que todos os cidadãos, sobretudo aqueles com responsabilidade política, como é o nosso caso, têm um papel primordial no desafio da luta pela igualdade”.
O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação visa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade de géneros, não discriminação e não-violência; prevenir, combater e eliminar a discriminação em razão do sexo, origem racial e étnica, idade, deficiência, nacionalidade, orientação sexual, identidade e expressão de género, características sexuais, entre outros; prevenir e combater a violência contra as mulheres; fomentar a maior participação dos homens na esfera privada; prevenir e corrigir as desvantagens das mulheres no mercado de trabalho; promover uma maior participação política e cívica das mulheres.
O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado desde 2010 por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, às quais Ponta Delgada se associa.