Dança não dança – Arqueologias da Nova Dança em Portugal

Dança não dança – Arqueologias da Nova Dança em Portugal
Fotografia: DR

Dança não dança – Arqueologias da Nova Dança em Portugal

(Re)performances, filmes, conversas e conferências

A sessão inaugural do programa dança não dança, um ciclo de (re)performances, filmes e conversas dedicado a diferentes manifestações de dança em Portugal e formas de entender o corpo ao longo de um século, intitula-se “Os Portugueses não têm Corpo”, em homenagem ao artigo homónimo de Alexandre Melo, publicado em 1993.  A seguir à conferência de abertura com os curadores serão apresentadas as obras Almada Negreiros, o bailarino, de Luís Guerra, e Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois, de Vera Mantero.

 

A obra de Vera Mantero, um solo fortemente baseado na improvisação, será dançado por Paulina Santos, bailarina solista da Companhia Nacional de Bailado, num raro momento de cruzamento entre os protagonistas da Nova Dança Portuguesa e esta companhia. Já a obra de Luís Guerra, aqui apresentada em estreia absoluta, é resultado de um desafio lançado ao coreógrafo e bailarino para visitar a obra coreográfica de Almada Negreiros. As performances serão seguidas de uma conversa com os artistas, moderada por Alexandre Melo.

 

Até 4 de Fevereiro, o programa dança não dança - arqueologias da Nova Dança em Portugal vai mostrar diferentes manifestações de dança que reflectem e marcaram o século XX e o início do século XXI, procurando situar aquilo a que, nos anos 1990, se chamou a Nova Dança Portuguesa. Com a curadoria de João dos Santos Martins, Ana Bigotte Vieira, Carlos Manuel Oliveira e Ana Dinger, o ciclo organiza-se em dez sessões, que serão apresentadas na Fundação Gulbenkian entre 30 de Outubro e 4 de Fevereiro.

 

PROGRAMA:

18:00 | Sala 1

ABERTURA

Apresentação do programa dança não dança 

Com Ana Bigotte Vieira, Ana Dinger e Carlos Manuel Oliveira 

 

19:00 | Escadaria 

PERFORMANCE

Almada Negreiros, o bailarino

De Luís Guerra

60 min | M/6 | ESTREIA ABSOLUTA

 

20:00 | Escadaria

PERFORMANCE

Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois 

De Vera Mantero pela Companhia Nacional de Bailado

20 min | M/6 | TRANSMISSÃO

 

20:30 | Escadaria

CONVERSA

Conversa com Luís Guerra, Vera Mantero, Paulina Santos e moderação de Alexandre Melo

 

Mais informações: gulbenkian.pt/danca-nao-danca

Fundação Calouste Gulbenkian

Av. Berna, 45A, 1067-001 Lisboa, Portugal
t. + 351 917 163 709  / 931 480 063
 www.gulbenkian.pt