Entre música e política: MUSICAL-MENTE

Entre música e política: MUSICAL-MENTE
Foto: DR

Entre música e política: MUSICAL-MENTE com prelúdio da historiadora Irene Pimentel e de Nuno Cardoso

 

No limiar dos 50 anos do 25 de Abril, os concertos de MUSICAL-MENTE evocam o génio criativo de compositores na esfera dos regimes políticos do seu tempo. Os prelúdios propõem um espaço de reflexão sobre os nexos entre a arte e a política. O terceiro e último concerto da terceira edição decorre no dia 27 de Março, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

 

Na antecâmara do cinquentenário do 25 de Abril, inspirada pela ideia de liberdade, a terceira edição do ciclo de concertos MUSICAL-MENTE, uma parceria entre o DSCH – Schostakovich Ensemble e o Teatro Nacional São João, propõe uma reflexão sobre os nexos entre a arte e a política. No concerto do dia 27 de Março, o prelúdio estará a cargo da historiadora Irene Pimentel e do director artístico do TNSJ, Nuno Cardoso.

 

Nesta edição, os três concertos de MUSICAL-MENTE evocam o génio criativo de compositores na esfera dos regimes políticos do seu tempo. Em Março, o realce vai para a liberdade exilada como fuga ao nazismo do austríaco Erich Wolfgang Korngold. Nos EUA desde os anos 30, tornou-se um bem-sucedido compositor de música para cinema, tendo conquistado dois Óscares. Apaixonado por Shakespeare, compôs ciclos de canções e música para versões cinematográficas das obras do Bardo, de que o alinhamento do concerto dá conta. A sua Marietta’s Lied, uma das árias mais gravadas do século XX, encerra com chave de ouro este terceiro ciclo de MUSICAL-MENTE.

 

O terceiro e último concerto da terceira edição do MUSICAL-MENTE acontece no dia 27 de Março, às 19h00, no Mosteiro de São Bento da Vitória. Nesta apresentação, o pianista e curador do ciclo Filipe Pinto-Ribeiro junta-se a Rosa Maria Barrantes (piano), Mario Hossen e Valerie Leopold (violino), Marta Potulska (viola), Liliana Kehayova (violoncelo) e Leonor Amaral (soprano) para interpretar obras do compositor austríaco Erich Wolfgang Korngold.

 

Os bilhetes para a sessão têm o custo de 10 euros.

 

Mais informações em tnsj.pt/musical-mente.