Esposende ergue escultura ao piloto Paulo Gonçalves

Esposende ergue escultura ao piloto Paulo Gonçalves
Foto: DR

Inauguração da escultura e Parque Paulo Gonçalves

10 de Fevereiro, 15h30

 

Está agendada para o próximo dia 10 de Fevereiro, às 15h30, a cerimónia de inauguração do “Parque Paulo Gonçalves” e da escultura memorial do piloto esposendense, que faleceu a 12 de Janeiro de 2020, na Arábia Saudita, após queda na 42.ª edição do Rali Dakar.

 

A acção de homenagem constitui mais uma iniciativa evocativa do legado do “Speedy”, como era carinhosamente apelidado, concretizada pela Comissão Organizadora da Homenagem ao Piloto Paulo Gonçalves, que é presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

 

A par de diversas acções que foram desenvolvidas ao longo do tempo, de onde se destaca a atribuição do seu nome à toponímia de Gemeses, freguesia de onde era natural, entendeu-se erigir um monumento escultórico, que ficará instalado no chamado Souto Citadino, localizado em Esposende, face da Estrada Nacional 13, classificada como Rota do Norte, entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal, espaço que passa a designar-se “Parque Paulo Gonçalves”.

 

Para tal, o Município de Esposende, associou-se à Associação Speedy Forever, que se empenhou na recolha das peças mecânicas que deram corpo à escultura, e ao fotojornalista e artista Paulo Jorge Maria, que concebeu o projecto, cuja execução ficou a cargo de uma empresa de Constância (Santarém), num investimento próximo dos 50 000 euros, totalmente financiado pela Câmara Municipal de Esposende.

 

A peça representará o piloto e a sua moto em acção, em plena corrida numa duna no deserto, na Arábia Saudita, onde o piloto viria a morrer, com uma volumetria com o dobro do tamanho real, com oito toneladas e cinco metros de altura. A ideia é transmitir uma imagem dinâmica, tal como imprimiu à sua vida profissional e pessoal, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Esposende e da Comissão Organizadora da Homenagem, Benjamim Pereira, destacando o desportista, mas essencialmente o Homem que procurava a excelência, sem abdicar dos valores que o tornaram reconhecido mundialmente.

 

Paulo Gonçalves destacou-se no desporto motorizado, alcançando 23 títulos nas modalidades de motocross, supercross e enduro. Participou em 13 edições do Rali Dakar, terminado de forma notável em segundo, em 2015, tendo-se sagrado Campeão do Mundo de Rallies Cross Country, em 2013.

 

Reconhecendo a grandiosidade desportiva e humana do piloto, enquanto exemplo e agente propiciador de uma sã integração social, a Câmara Municipal de Esposende atribuiu-lhe, em 2003, a Medalha de Mérito Desportivo. Distinguido anualmente na Gala de Mérito Desportivo do Município, Paulo Gonçalves foi homenageado com a atribuição, a título póstumo, da Medalha de Honra, o mais alto galardão municipal. Em reconhecimento do seu legado, o Município instituiu, em 2021, o “Prémio Paulo Gonçalves”, a mais alta condecoração atribuída aos atletas do concelho.