Exposição de Aguarelas de António Madureira Pais
O Bairro Salgado, em Setúbal, é revelado numa exposição de aguarelas de António Madureira Pais, a qual foi inaugurada sábado, dia 15 de Dezembro, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com a presença do presidente da Câmara Municipal, André Martins.
“Muitas vezes passamos no bairro e não reparamos naquilo que ali está, em todo o peso histórico-cultural que têm estas paredes, estes arruamentos, esta forma de construção, que também aqui é apresentada de uma forma muito própria em termos artísticos”, indicou André Martins, notando que o autor transmite um olhar sobre o que era um bairro nos primeiros 20 anos do século XX.
A mostra “Bairro Salgado – do bairro ao museu com aguarelas”, que alia um conjunto de pinturas ao testemunho oral, celebra a memória e a identidade cultural setubalense, sendo cada aguarela uma janela que leva o público numa viagem para locais emblemáticos e cenários que definem o quotidiano no típico bairro sadino.
André Martins sublinhou que o Bairro Salgado era “considerado das actividades económicas, seja por aquilo que por lá decorria, seja por quem escolheu lá viver”, e que a exposição de Madureira Pais “representa também uma parte da história, da cultura, das actividades económicas que neste tempo marcaram Setúbal”.
De acordo com o autarca, é “extremamente importante” que estes registos possam ficar guardados no museu “como referência de um bairro que marca” a cidade, a sua história e vida social e económica, “num tempo bastante importante para Setúbal”.
Nascido em Valpaços, Trás-os-Montes, em 1961, Madureira Pais, apelidado de pintor urbano, pretende perpetuar sítios e lugares que muitas vezes passam despercebidos e tem apostado no tema “Setúbal” ao longo do seu trabalho.
A exposição, organizada pela Câmara Municipal, de entrada gratuita, está patente até 24 de Fevereiro no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com visitas de terça a sexta-feira das 10h00 às 18h00 e aos sábados entre as 14h00 e as 18h00.