Exposição de Pintura | “Orgulho em ser Lagoa – Um olhar sobre o Território"

Exposição de Pintura | “Orgulho em ser Lagoa – Um olhar sobre o Território"
Fotografia: D.R.

A Sala de Exposições Manuel Gamboa, no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, recebe a Exposição de Pintura “Orgulho em ser Lagoa – Um olhar sobre o Território", de MARAMGONÍ. Esta exposição realiza-se no âmbito das comemorações dos 250 anos da criação do concelho de Lagoa e dura até dia 31 de Outubro.

 

Sinopse: A arte de Maramgoní surge de dois movimentos complementares. De um lado, está a relação do artista com o mundo, ou seja, a maneira como se relaciona com a sociedade e como a interpreta nas suas criações. De outro, a forma como ele interage consigo mesmo, buscando explorar as suas potencialidades criativas.

 

Em ambos os aspectos, a obra de Maramgoní encontra soluções próprias. A sua visão crítica da existência manifesta-se na maneira que vê o passado e o presente para construir o futuro que imagina. No interior, busca um aperfeiçoamento técnico e plástico constante na sua jornada artística.

 

As pinturas do artista paulistano florescem, em grande parte, do seu impulso criativo permanente. Realiza assim, sem esboço prévio, as mais variadas composições dos temas mais diversificados. Tudo isto é feito pela busca de combinações de luz, de sombras, de cores e de composições cheias de expressividade.

 

Dito isto, e tendo em cada canto desta terra, Lagoa, uma inspiração, a arte de Maramgoní surge facilmente. Após longa pesquisa e pautado em retratar o melhor da zona, a sua obra conduz-nos numa viagem a Lagoa de outros tempos nos seus pormenores.

 

E como não sentir orgulho em ser Lagoa?

 

Parafraseando o grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade:

“Eu vi  Lagoa.

Lagoa, sim.

Lagoa é grande

e calma também.

Na chuva de cores

da tarde que explode

Lagoa brilha

Lagoa pinta-se

de todas as cores.”

 

A Exposição de Pintura “Orgulho em ser Lagoa – Um olhar sobre o Território" é de entrada gratuita e poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e/ou das 14h00 às 17h30, na sala de Exposições Manuel Gamboa no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa.

 

Uma exposição que o/a vai levar a uma viagem no tempo, por Lagoa, através das pinceladas de MARAMGONÍ e que não vai deixar ninguém indiferente! Para ver, até dia 31 de Outubro, em Lagoa.