Festival Impacto sob o Tema “Preconceito”, inicia HOJE!
Primeiro Slow Fest em Portugal
FESTIVAL IMPACTO SOB O TEMA “PRECONCEITO” COM INÍCIO A 16 DE FEVEREIRO
Festival Impacto: Moldar Perspectivas e Inspirar a Acção. O primeiro Slow Fest de Portugal apresenta uma abordagem activista, oportuna e transformadora.
Lisboa vai receber a primeira edição do Festival Impacto, um festival activista, oportuno e transformador, com um programa warm up de 16 de Fevereiro a 22 de Setembro de 2024, que conduzirá ao festival de 26 de Outubro a 22 de Novembro. Sob o tema "Preconceito", o festival pretende desafiar e desconstruir preconceitos sociais através de conversas abertas, troca de ideias e partilha de informação.
Manifesto da 1.ª edição: Cultivar o Respeito, a Tolerância e a Empatia
O Festival Impacto afirma que é possível cultivar uma cultura de respeito e tolerância, valorizando as diferenças e as múltiplas perspectivas. Ao proporcionar um espaço aberto de moderação, o festival procura identificar conjuntamente pontos de convergência e divergência, promovendo a reflexão crítica. O tema inaugural do festival, "Preconceito", reflecte-se em diversas secções como as Entrevistas, o Ciclo de Conversas, o Encontro Human Library®, o Ciclo de tertúlias e o Prémio Ensaio. E sob o tema "Empatia", o festival apresenta secções a concurso, incluindo os Prémios de Fotografia, AI generated image e os Prémios de Curta-Metragem.
Festival Impacto: O primeiro Slow Fest de Portugal
O Festival Impacto distingue-se como o primeiro slow fest de Portugal, adoptando um formato "lento" que favorece a reflexão e a introspecção. Desenvolvendo-se gradualmente ao longo de 2024, em diversos lugares como Fórum Fnac Chiado, teatro da Comuna, Fábrica Braço de Prata entre outros. O festival convida os participantes a abrandar o ritmo e a envolverem-se profundamente numa série de iniciativas. Ao proporcionar uma plataforma para compreender, ponderar e reflectir sobre os desafios globais que afectam os direitos fundamentais, o Festival Impacto pretende inspirar um compromisso colectivo para uma mudança positiva.
PROGRAMA WARM UP FESTIVAL IMPACTO - CICLO DE CONVERSAS
Como primeira iniciativa o Festival Impacto apresenta a 1ª conversa warm Up, já no dia 16 de Fevereiro no Fórum Fnac Chiado. Com Curadoria da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e irá abordar o preconceito de idade (idadismo) e contará com Marta Carmo (jurista em direito internacional e membro da APAV), Stella Bettencourt da Câmara, doutorada em Gerontologia e especializada em Sustentabilidade e Responsabilidade Humana, Paula Guimarães, Jurista e coordenadora do ORSIES e Miguel Arriaga, Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS (Direcção-Geral da Saúde) e o seu foco inclui as Doenças Crónicas, a Promoção do Envelhecimento Saudável, as Desigualdades em Saúde.
Nos próximos meses, o programa warm Up do Festival Impacto continuará a estar presente no Fórum FNAC Chiado com curadores e oradores únicos, como ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) e a sociedade de advogados VdA (Vieira de Almeida e Associados) que prometem aprofundar temas de reflexão sobre os desafios e as particularidades do preconceito na sociedade contemporânea com conversas sobre cultura, liberdade de expressão, ideais de beleza e inclusão.
Ana Isa Guerreiro, fundadora do Festival Impacto afirma “O Festival Impacto foi concebido e implementado como palco para a reflexão e o debate sobre diversos temas, que em virtude da sua pertinência temporal, são relevantes tanto individual como colectivamente. Nesta primeira edição, o Festival Impacto tem como tema central o preconceito, reconhecendo que o preconceito é uma opinião, favorável ou desfavorável, formada antecipadamente, sem fundamento sério ou análise crítica. Guiados por essa premissa, elaboramos um programa para articular este tema através de diversos formatos e enquadramentos, não só para atingir um público mais vasto, mas também para abordar o tema com relevância e amplitude, garantindo um diálogo e análise significativos das complexidades do preconceito. Nesse sentido teremos na nossa programação: Um ciclo de conversas que se propõem mais analítico e académico sobre as intersecções do preconceito - um lugar mais abstracto; Um ciclo de tertúlias para facilitar a troca de ideias e perspectivas - um lugar mais plural; Entrevistas e testemunhos, em que o nosso objectivo é desvendar as dimensões mais pessoais - um lugar de partilha; Nos encontros Human Library propomos reuniões intimistas que facilitem conversas francas sobre questões frequentemente afectadas pelo estigma - um lugar de empatia; Teremos também as seguintes secções a concurso: curta metragem, fotografia, AI generated image e ensaio, com o objectivo de amplificar este diálogo assim como promover a participação do público – um lugar de todos.
Foram inúmeras as pessoas que acreditaram e contribuíram para a construção deste festival - curadores, jurados, parceiros, consultores e os nossos inestimáveis cúmplices. Sendo esta a edição inaugural, aliada ao carácter polarizado do tema, o apoio que nos foi dado foi determinante para que a nossa pequena equipa nuclear, constituída por Ana Isa Guerreiro Bárbara Santana, Francisco Carmona e Pedro Patrício, chegasse a esta apresentação - um marco significativo no nosso percurso, reconhecendo que ainda temos um longo caminho a percorrer.”
Para mais informação sobre o Festival e o Programa: www.festivalimpacto.org