Fotografias do quotidiano da comunidade sénior em exposição na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz
A exposição das fotografias tiradas durante o Laboratório de Fotografia Criativa promovido pela Malvada Associação Artística foi inaugurada no dia 9 de Março, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz. Esta mostra vai estar patente até ao dia 31 de Março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.
O Laboratório de Fotografia Criativa decorreu às terças-feiras entre 31 de Janeiro e 7 de Março no Pólo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca, foi orientado por José Miguel Soares e envolveu um grupo de alunos desta instituição e elementos da comunidade sénior. Este laboratório faz parte do projecto artístico de inovação social Cotidianos, da autoria da dupla de artistas Ana Luena e José Miguel Soares, no qual se desenvolvem actividades de criação artística inovadoras e experimentais que partem do quotidiano para a construção de imaginários, num trabalho directo com o público sénior e desempregados.
O objectivo desta iniciativa é dar a conhecer as bases da fotografia segundo uma abordagem teórico-prática orientada para o desenvolvimento criativo, incentivando os participantes a fotografar com os seus telemóveis e máquinas fotográficas, momentos e pormenores do seu quotidiano. Desta forma potencia-se o entendimento de como as imagens fotográficas são construídas, mas principalmente a capacidade de expressar e apresentar a realidade de um ponto de vista pessoal, autoral e criativo.
O Laboratório de Fotografia Criativa que decorreu em Reguengos de Monsaraz teve a participação de Antónia Cadete, Berta Filipe, Catarina Lucas, Daniela Batista, Joaquina Ramalho, Maria do Rosário Rizo, Maria Inácia Martins, Maria Isabel Lopes, Maria Joana da Costa, Maria Teresa da Conceição, Miquelina Falé, Sónia D’Assunção e Rosa Veladas. O projecto artístico de inovação social Cotidianos decorre em Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Borba, Évora e Terena no âmbito do programa Projectos Inovadores/Experimentais na Área Social - MONTE, que é cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu - União Europeia.