Grupo Desportivo Santacombadense conquista Campeonato Distrital Sub-23
No sábado, dia 27 de Janeiro, a equipa de SUB-23 do Grupo Desportivo Santacombadense conquistou, em casa, o título de campeão distrital do escalão.
Com o GDS a necessitar de vencer o Souselo Futebol Clube, último classificado do campeonato, a goleada começou a construir-se desde cedo. Bruno, David, Bandeira, Gonçalo, Barroso e Sul, apontaram os 6 golos da equipa, sem resposta, consumando uma vitória esclarecedora e a consequente conquista do título distrital de SUB-23.
Após o término da partida, a festa começou no Estádio Estevão de Faria em comunhão com adeptos e simpatizantes e estendeu-se à restante cidade, onde atletas, equipa técnica e dirigentes foram recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente do Município, Leonel Gouveia e pelo vereador com o pelouro do Desporto, Joaquim Agostinho Marques. Ambos enalteceram o fantástico percurso da equipa e a aposta ganha na formação do GDS.
Em entrevista ao canal oficial do clube, o coordenador da formação, Carlos Mira, referiu que este é um título importante não só para o clube, mas também para os atletas: “muitos deles fizeram a sua formação nas camadas mais jovens do GDS/Pinguinzinho e são jogadores habituados a ganhar títulos, o que vem reforçar a clara aposta do GDS na formação”. Já o mister André Martins referiu que “o percurso foi algo difícil devido às lesões e aos atletas que estudam longe, contudo, mesmo com esta realidade, os jogadores assumiram o compromisso e, com o empenho de todos, foi possível ganhar este título para o clube”. Por fim, David Ferreira, capitão de equipa, referiu que “todos os atletas, pela qualidade que têm vindo a demonstrar na formação ao longo dos últimos anos, mereciam este título” e garantiu que “a equipa vai procurar mais alegrias esta época.”
Como campeão da prova, o GDS figura na lista das quatro melhores equipas da AF Viseu que irão disputar a Liga de Ouro Interdistrital (prova conjunta entre a AF Aveiro e AF Viseu) que se inicia no dia 10 de Fevereiro – o vencedor desta prova será o campeão interdistrital.
O Grupo Desportivo Santacombadense atribui grande importância a esta conquista. Trata-se de um projecto com valorização real do enquadramento académico, a denominada Carreia Dual, conforme referido no Manual de Certificação das Entidades Formadoras, que a Federação Portuguesa de Futebol tem vindo a implementar - cerca de 95% do plantel SUB-23 do GDS, estuda na Universidade ou encontra-se em vias de ingressar, frequentando cursos em locais tão distantes como Viseu, Aveiro, Covilhã, Coimbra, Rio Maior e Lisboa.
Este projecto estruturado pelo GDS, desde a primeira hora, pretende valorizar os atletas com forte componente académica, permitindo que estes frequentem cursos universitários sem nunca perder a ligação ao desporto e ao seu clube de origem.
Esta conquista, para além de ter associado um grande esforço, tanto de atletas como da estrutura técnica, tem igualmente um enorme contributo de todos/as os adeptos e simpatizantes que, seja em casa ou fora, souberam dizer “presente” no apoio incondicional à equipa.
Vamos por mais!