Judith Hill, vencedora de um Grammy, actua no Festival Sons no Parque em Alijó

Judith Hill, vencedora de um Grammy, actua no Festival Sons no Parque em Alijó
Fotografia: DR

A cantora norte-americana Judith Hill, vencedora de um Grammy, é um dos grandes destaques da quinta edição do Festival Sons no Parque, que se realiza entre 14 e 15 de Julho, em Alijó. A banda norte-americana The Last Internationale, que já partilhou o palco com nomes como Guns N’Roses, Robert Plant e Neil Young, é outro dos destaques deste festival gratuito que celebra a diversidade musical, trazendo à região do Douro artistas de diferentes origens geográficas e géneros musicais. 

The Black Wizards (Portugal), Lola (Austrália), Koko-Jean & The Tonics (Espanha) e The Limboos (Espanha) fecham o cartaz de seis concertos gratuitos, direccionados a um público curioso, aberto a novas sonoridades e com vontade de se surpreender a cada concerto. É um festival que se distingue por uma oferta distinta no contexto do Interior Norte, mais propriamente em Alijó, na região do Douro, onde habitualmente é menos comum o acesso a eventos musicais diferenciados.

Antes de se lançar a solo na sua carreira, Judith Hill fez parte de coros de artistas como Michael Jackson, Prince, John Legend e Josh Groban, participando nos seus discos e tournées. A ascensão de Judith Hill à fama é retractada no documentário 20 Feet from Stardom, que conta a história dos cantores de apoio de algumas das maiores lendas musicais. O documentário, que conta com a participação e voz de Judith Hill, ganhou o Óscar para o melhor documentário em 2014 e o Grammy para melhor filme musical em 2015. O primeiro álbum a solo de Judith Hill foi produzido pelo lendário Prince.

The Last Internationale é uma banda aclamada pela crítica e pelo público pelas suas poderosas performances ao vivo. As letras activistas e a intensa energia que colocam em palco são a imagem de marca desta banda, o que os levou a colaborações com importantes figuras da cena musical internacional como Tom Morello, dos Rage Against the Machine.

Os restantes concertos estão a cargo da banda The Black Wizards, um dos nomes mais internacionais do rock psicadélico e stoner feito em Portugal. Os australianos Lola são apontados como uma das bandas mais promissoras na cena musical punk e rock e vão estar pela primeira vez em tournée pela Europa.

De Espanha chega a banda Koko-Jean & The Tonics, uma banda catalã que agrega soul, rhythm and blues e rock'n'roll, comandados pela voz poderosa da moçambicana Koko-Jean Davis. Também de Espanha, The Limboos é um quinteto que vai buscar as suas influências às sonoridades dos anos 60 e 70 e ao rhythm and blues. Com uma carreira de 10 anos, The Limboos contam com vasta experiência em palcos europeus.

A confluência de diferentes sonoridades e estilos musicais continua a ser a marca distintiva deste Festival que se reflecte na aposta em bandas nacionais, mas também em bandas originárias de outros países que prometem, como sempre, agitar o Parque da Vila.

À semelhança das edições anteriores, o cartaz conta com a presença de bandas de renome, sem descurar grupos musicais emergentes no panorama artístico. Nas últimas edições, passaram pelo anfiteatro natural do Parque da Vila nomes como Cais do Sodre Funk Connection, JP Bimeni, The Legendary Tigerman, The Black Mamba, The Main Squeeze, Marta Ren & Groovelvets, entre outros.

Os concertos acontecem no Parque da Vila, uma extensa zona verde com um anfiteatro natural, bem próximo do centro de Alijó. O Festival Sons no Parque é uma organização do Município de Alijó, em parceria com a Junta de Freguesia de Alijó. A edição deste ano integra a programação do Douro - Cidade Europeia do Vinho 2023, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.