Lousada é a primeira autarquia do país a criar Prémio de Investigação na área da Saúde

Lousada é a primeira autarquia do país a criar Prémio de Investigação na área da Saúde
Foto: DR

O Município de Lousada criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como Médico do Povo, que dedicou toda a sua vida à medicina e ao apoio clínico dos mais desfavorecidos.

 

Esta iniciativa, que tem como principal objectivo promover a investigação científica na área das Ciências da Saúde, tem o seu período de candidaturas entre o dia 1 e 30 de Junho, sendo direccionada para Investigadores Júnior (com Doutoramento há menos de 10 anos), sendo em Setembro conhecido o vencedor.

 

Com 10 mil euros atribuídos pela autarquia de Lousada, este prémio prevê no seu regulamento a possibilidade de reforço com a participação de entidades públicas e privadas que se queiram associar. A empresa Soma Coordenadas deu o primeiro passo e juntou-se a esta iniciativa com mais 10 mil euros, perfazendo até à data um valor global de 20 mil euros de prémio nesta primeira edição.

 

O Prémio Dr. Mário Fonseca tem como embaixador o Prof. Dr. Sobrinho Simões e como Presidente do Júri, a investigadora Lousadense, Prof.ª Dr.ª Flávia Sousa. Como entidades académicas parceiras aderiram a esta iniciativa, e fazem parte do júri, o Instituto de Biomedicina (iBiMED) - Universidade de Aveiro, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3s) - Universidade do Porto, Instituto de Medicina Molecular (IMM) - Universidade de Lisboa, Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto), Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU), LYRIS, Advanced Science School e a Ordem dos Médicos.

 

Assim, o Município de Lousada torna-se na primeira autarquia do país a criar e financiar um prémio de investigação na área das Ciências da Saúde.

 

Para informações adicionais pode consultar AQUI

 

Website