Mangualde volta a Relembrar Músico José dos Santos Pinto

Mangualde volta a Relembrar Músico José dos Santos Pinto

Mangualde voltará a acolher o projecto Reviver José Santos Pinto no dia 20 de novembro. Um projecto que pretende recuperar duas sonatas para oboé compostas pelo próprio José dos Santos Pinto, apresentando-as ao público em forma concerto, onde estará presente o oboé que o músico utilizou durante toda a sua carreira.

Assim, no sábado, dia 20 de novembro, decorrerá um Concerto Sinfónico com a Orquestra Poema (integrado na Programação Anual da Orquestra Poema), pelas 21h30, na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.

O projecto Reviver Santos Pinto é da autoria de Ana Margarida Cardoso, que escreveu o livro “José dos Santos Pinto: retracto de um músico profissional durante o Estado Novo”, em parceria com o oboísta Tiago Coimbra. Através desta parceria pretendem recuperar duas sonatas para oboé compostas pelo próprio José dos Santos Pinto, apresentando-as ao público com o oboé que o músico utilizou durante toda a sua carreira. Este instrumento faz parte do espólio constante na Sociedade Filarmónica Lobelhense, foi restaurado e é único no mundo, uma vez que a sua dedilhação foi patenteada pelo músico.