Médio Oriente abraça documentário "CORDAS" e Dubai atribui Prémio de Ouro
Médio Oriente abraça documentário "CORDAS" e Dubai atribui Prémio de Ouro
Festivais de cinema e vídeo na Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Líbano, Omã, Síria e Turquia exibiram o documentário sobre o festival de músicas do mundo, que acontece anualmente na ilha do Pico, Açores.
O "CORDAS" já conseguiu mais de 20 exibições pelo Médio Oriente, que geraram vários prémios, incluindo o Gold Award (Prémio de Ouro) de documentário curta no Dubai Festival 2023. Para o produtor da MiratecArts, Terry Costa, esta é mais uma valia para o currículo da associação, com sede na pequena localidade da Mirateca, na freguesia da Candelária, na Madalena do Pico. “A aventura do documentário CORDAS já valeu 35 prémios, algo que nos surpreende, cada vez que nos atribuem alguma nomeação ou galardão, mas enche o coração. Outra grande surpresa foi o Médio Oriente ter abraçado a obra com tantas exibições, que levam as imagens do nosso festival, da Madalena, da ilha do Pico, a tantos cantinhos do mundo.” A obra foi filmada e editada por Diogo Rola, colaborador da MiratecArts há vários anos.
Além do Prémio de Ouro no Dubai Festival, o documentário CORDAS foi atribuído o prémio de melhor curta documental no Doha International Festival, no Muscat International Film Festival, em Omã, e no Saudi Arabia International Film Fest. Recebeu Menção Honrosa no Qatar Indie Festival, e foi nomeado em vários certames.
O diretor Jerome Fitts, do vizinho festival em Cairo, no Egito, também apresentou CORDAS, ao qual o Festival Cacique atribuiu o “Best Good News Award” e a crítica que “este documentário é tudo o que os grandes festivais desejam, como ferramenta promocional, mas não conseguem produzir de forma orgânica como é aqui apresentada.”
O documentário CORDAS foi lançado há um ano. Já conseguiu mais de 200 exibições, em 55 países, e tem marcações em festivais internacionais até ao final do ano. A estreia televisiva está agendada na RTP Açores, para 1 de outubro, Dia Internacional da Música, e dia de abertura da oitava edição de Cordas World Music Festival, na Madalena do Pico.